Acordo sinaliza conclusão da Igreja Matriz de São Bento


O prefeito Marcelo Barbieri e o Bispo Dom Paulo Sérgio Machado, da Mitra Diocesana de São Carlos, assinaram na tarde dessa segunda-feira (16) um Termo de Compromisso para reforma e conclusão da Igreja Matriz de São Bento - marco de fundação da cidade de Araraquara.
Com a assinatura do documento, a Prefeitura se compromete a reunir recursos financeiros públicos e privados com a finalidade de concluir as obras da Matriz, objetivando consolidar a Igreja como ponto de atração turística da cidade. Em contrapartida, a Mitra, que tem a paróquia como subordinada, deverá manter a Igreja aberta à visitação pública.
"Temos a autorização da Mitra Diocesana para poder tocar em frente o projeto que prevê a conclusão da Igreja Matriz de São Bento. É um fato histórico para Araraquara e um grande desafio para nossa Administração. Vamos buscar recursos para desenvolver essa importante obra e fazer um trabalho de qualidade para sentirmos orgulho desse importante símbolo turístico de Araraquara", declarou o prefeito Marcelo Barbieri. 
A Prefeitura já possui um laudo técnico feito por engenheiros que aponta as obras de manutenção e finalização do templo. São necessárias intervenções na cúpula da edificação e nas paredes de sustentação da igreja. A conclusão do acabamento externo também é apontada como primordial para a preservação do local, um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade.
Segundo o prefeito, a idéia é que com a autorização da reforma pela Mitra a Prefeitura possa firmar parcerias público-privadas para realizar as obras. "Já concluímos a revitalização de toda a praça, que circunda a igreja, com participação do Governo Federal. Nossa intenção agora é realizar essas obras o quanto antes", disse o prefeito.
O Bispo informou que vai nomear uma comissão de padres para acompanhar a realização do projeto. "A matriz é um marco para a cidade e sua localização geográfica estratégica permite que sua cúpula seja vista de qualquer ponto da cidade", salientou Dom Paulo.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara