Semáforos das Roseiras já em operação


Foto:Sergio Pierri

SIM!


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) iniciou à zero hora desta quinta-feira (19) o sistema de funcionamento dos semáforos instalado na então rotatória do Jardim das Roseiras, incluindo parte da Rua Maurício Galli.
De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Cid Monteiro de Barros, foram instalados 29 semáforos, incluindo o de pedestre para a travessia na Alameda Paulista. As lâmpadas são de led, que impedem o contraste solar e propiciam até 80% de economia de energia elétrica.
Com o fechamento da alça da antiga rotatória no acesso à Vila Xavier, agora quem vem da Luiz Alberto utiliza o desvio pela Avenida José Parisi para chegar à Vila. Já o acesso à Via Expressa para os veículos de origem da Luiz Alberto fica mantido.

Novas faixas

A então rotatória das Roseiras, que possuía quatro origens de veículos - Via Expressa, Luiz Alberto, Maurício Galli e Alameda Paulista -, tem agora o número reduzido para três.
Com isso, que vem pela Luiz Alberto tem que entrar na Emílio Ribas (que passa ao lado do Empório das Roseiras), pegar a José Parisi e atravessar a Via Expressa, onde foi feito o corte do canteiro.
Já quem segue pela Via Expressa (sentido Centro-bairro) continua tendo três opções de acesso, mas o fluxo foi reorganizado com o alargamento da rua, devido à redução do balão, e com a instalação de sinalização com indicação numeral na própria via.
A sinalização é a seguinte: faixa 1: acesso à Luiz Alberto e retorno; faixa 2: acesso à Maurício Galli; e faixa 3: acesso à Alameda Paulista. Os veículos de origem (sentido bairro-Centro) da Maurício Galli e da Alameda Paulista também continuam com as três possibilidades de acesso.
O local é o de maior fluxo de Araraquara, com cerca de 7 mil veículos por hora, segundo estatísticas mais recentes. "Vai melhorar a segurança, principalmente dos pedestres, e a própria fluidez do trânsito", garante o secretário Cid de Barros.
Para o gerente de Operações de Trânsito da Prefeitura, engenheiro Gerhard Schneider Jr., existia um entrelaçamento de veículos e agora, com a semaforização, é dado o direito de passagem intercalada. "Vai levar um tempo para que os motoristas se habituem às mudanças, mas a segurança proporcionada será visível", completa Gerhard.
O investimento nas mudanças foi de cerca de R$ 300 mil, sendo a mão-de-obra da própria Prefeitura e o material adquirido por meio de uma contrapartida com a construtora MRV, que tem empreendimentos imobiliários no eixo da Rua Mauricio Galli.
A opinião dos motoristas
Logo no começo da manhã, quando o sistema já estava em operação, o SIM! NEWS e o grande Jornal Falado da Cidade, das Rádios Morada AM/FM, ouviram motoristas que transitavam pelo local. As opiniões se dividem. Segundo o motorista Ismael, a sinalização no local é muito boa, porém, ainda é preciso esperar a adaptação dos motoristas. "O trânsito está mais organizado. É preciso paciência para a adaptação", afirmou.
Para Pedro, que passou pelo local no horário de maior fluxo, por volta das 07h00 da manhã, o tempo que o motorista leva para fazer o percurso torna o trajeto inviável. "Do jeito que está, preferia que não tivesse sinalização. Fiquei quase 15 minutos para atravessar a rotatória", afirmou o motorista.



Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara