Araraquara: Pólo de capacitação de teste rápido de HIV

Por meio do Programa Municipal de Prevenção e Controle das DST/HIV/Aids, vinculado à Secretaria de Saúde, Araraquara busca cumprir as metas traçadas pelo Estado de São Paulo e Ministério da Saúde no que diz respeito à ampliação do diagnóstico precoce do vírus HIV.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal, Sônia Gaban, os objetivos são de que até 2012 o número de diagnósticos tardios seja reduzido em 15% e que toda a população tenha feito pelo menos uma vez o teste de sorologia na vida. "Diagnosticar o vírus o quanto antes faz muita diferença para a vida do portador", explica a coordenadora.

Centro de Testagem
Araraquara tem à disposição o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que oferece o teste de sorologia gratuitamente à população. Este teste pode identificar no organismo quatro vírus: HIV, Hepatite B e C e Sífilis. Todo o processo é sigiloso preservando a identidade do cidadão.
Segundo Sônia, qualquer pessoa pode procurar o CTA. No local, o cidadão passará pelo pré-aconselhamento para descobrir se vivência ou vivenciou alguma situação de risco que possa levar à exposição ao vírus; em seguida, realiza o teste e, diante do resultado, recebe o pós-aconselhamento.
Para agilizar o diagnóstico, especificamente do vírus HIV, o CTA dispõe do método de testagem rápida para diagnóstico do HIV (TRDHIV), com a mesma segurança do teste convencional. Após a coleta de sangue, o resultado sai em 15 minutos.
Já o teste realizado na forma convencional também pode ser feito e indica a presença dos vírus HIV, Hepatite B e C e Sífilis. A coleta do sangue é encaminhada para análise e, em 20 dias, o resultado torna-se conhecido.
Se o resultado for positivo, a pessoa é encaminhada ao Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), órgão responsável pelo tratamento e acompanhamento dos pacientes.
O teste rápido pode ser feito na sede do Centro (Rua Amazonas, 760, Vila Xavier) ou no CTA móvel, que segue uma programação pré-estabelecida percorrendo unidades básicas de saúde e eventos como o Governo Popular nos Bairros. "Com a unidade móvel, conseguimos ampliar o acesso da população ao teste, proporcionando o diagnóstico precoce", comenta Sônia.
No primeiro trimestre de 2011, 327 pessoas procuraram o CTA para a realização do teste rápido de HIV. Em 2010, 3.540 pessoas fizeram o exame por meio do TRDHIV .
Segundo balanço do Sesa, entre 1988, ano em que foi notificado o primeiro caso de Aids na cidade, e 2010 foram registrados 1.453 pacientes com a doença e 802 óbitos.

Capacitação
 Com o objetivo de formar agentes multiplicadores para difusão da prática do teste rápido e ampliar sua cobertura e aplicação, profissionais da saúde do município participaram de um treinamento realizado pelo Programa Estadual DST/HIV/Aids, em São Paulo.
O primeiro curso de capacitação em teste rápido e diagnóstico HIV aplicado pelos agentes multiplicadores aconteceu em Araraquara, no mês de abril, e foi direcionado a 28 profissionais da área da saúde, maternidades públicas e funcionários do sistema prisional da cidade e região.
Ministraram o curso a biomédica do CTA, Patrícia Reis, e as enfermeiras da rede básica de saúde, Isabela Pasquini, Valdelice Bispo e Elizangela Costa, sob supervisão da psicóloga do Centro de Referência e Treinamento (C.R.T) do CTA/SP, Tânia de Souza.
"Araraquara se tornou mais um pólo de capacitação de teste rápido e tem como prioridade difundir a importância do diagnóstico precoce", finaliza Sônia Gaban.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara