Cidade terá unidade móvel de atendimento odontológico

Atendimento odontológico da Unesp: unidade móvel tem capacidade para transportar até seis pessoas (Foto: Arquivo Tribuna Impressa) A cidade de Araraquara terá uma unidade móvel de atendimento odontológico a partir de agosto, segundo previsão da professora Andréia Affonso Barretto Montandon, vice-diretora em exercício da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara. A solenidade de entrega do veículo está marcada para segunda-feira, às 14 horas, na portaria da instituição.

A unidade tem capacidade para transportar até seis passageiros e é um consultório completo, com cadeira odontológica, aparelho de raios-X, autoclave, geladeira, armários, gabinetes com pia e instrumentais diversos. O veículo também é equipado com gerador de energia, ar-condicionado, isolamento radioativo e reservatórios de água e esgoto.

O veículo tem custo total de R$ 510 mil e foi adquirido pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex), com recursos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição, com o objetivo de atender as demandas comunitárias.
Início
A demora para o início das atividades da unidade se deve especialmente ao período de férias escolares no mês de julho. E, antes de entrar em funcionamento, a unidade será "apresentada" à população que, depois de familiarizada com o serviço, recorrerá a ele nas campanhas nos bairros. "Nos primeiros dias, pretendemos colocá-lo no centro da cidade para as pessoas conhecerem", explica a professora.

De acordo com Andréia, assim que a unidade móvel for entregue, uma comissão formada por docentes, alunos e servidores técnico-administrativos vai elaborar um cronograma de trabalho. A princípio, o veículo deve ser usado em ações preventivas, como campanha contra o câncer de boca e orientações de higiene e profilaxia. Posteriormente, atuará em ações curativas nas comunidades carentes de Araraquara e Região, atendendo ainda a solicitações para a participação em feiras e eventos.

As outras duas faculdades de Odontologia da Unesp, em São José dos Campos e Araçatuba, receberam unidades móveis em 20 de abril e 11 de maio, respectivamente.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara