Comerciantes recusam CREAS na Rua 3

A secretaria de Assistência Social de Araraquara confirmou a intenção de instalar uma nova unidade do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) no centro de Araraquara. O programa funcionará na Rua São Bento, em frente ao parque infantil.
A localização foi estabelecida seguindo orientações do  governo federal, que desenvolve o projeto nas regiões centrais das médias e grandes cidades brasileiras, locais de maior concentração da população de rua.
No  entanto, comerciantes vizinhos às futuras instalações demonstram insatisfação com a proposta. Consideram o local inapropriado para esse tipo de atendimento, temendo que a suposta  presença de moradores de rua afaste os clientes e cause prejuízos. Um abaixo-assinado circula entre os comerciantes e deverá ser entregue à secretaria nos próximos dias, tal como já foi feito por moradores da Rua Voluntários da Pátria, local inicialmente escolhido para a instalação do CREAS.
De acordo com José Porsani, secretário de assistência social de Araraquara, as reivindicações são legítimas, porém precoces. Segundo ele, a instalação do projeto no centro da cidade é uma norma do Governo Federal e o programa oferecerá as condições necessárias para o atendimento de moradores de rua, tal como alimentação, banho, oficinas, além de contar com o aparato profissional de assistentes sociais e psicólogos. Ele defende ainda que programa não resultará em uma concentração dessa população no parque infantil ou pelas ruas do entorno, como temem alguns comerciantes. “Eles serão devidamente atendidos e não causarão prejuízos aos moradores”, afirma. 

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara