Secretaria de Serviços Públicos revitalizará Avenida Vaz Filho

Postes e árvores darão lugar a palmeiras. 
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos fará uma série de mudanças para revitalizar a Avenida Francisco Vaz Filho, importante corredor comercial da cidade e ligação entre os bairros da Região Nordeste e da Zona Leste ao Centro de Araraquara. Projetos para iluminação, paisagismo e sinalização estão contemplados no programa. Os comerciantes locais aprovam a iniciativa, mas esperam mais, principalmente quanto à intensificação da segurança.

O secretário Paulo Maranata explica que o primeiro serviço em execução na via consiste na solução de um problema antigo. "Estamos retirando todos os postes do canteiro central, que eram usados pelos ônibus elétricos", conta.

 Em toda extensão da via, cerca de cem postes estão ociosos. Mais de 30 já foram retirados. Eles eram usados para a ligação dos tróleibus, que faziam as linhas do bairro.

Ainda no canteiro central, todas as árvores existentes serão removidas. Atualmente, estão plantados murtas e hibiscos que apresentam crescimento irregular e atrapalham a visão dos motoristas. "Vamos trocar essas árvores por cerca de 200 palmeiras de alto valor ornamental", diz Maranata.

As plantas a que o secretário se refere são do tipo areca-de-locuba. Elas variam de sete a 15 metros de altura, têm tronco simples e são das mais usadas em canteiros centrais de avenidas, parques e jardins, em grupos ou fileiras.

A avenida também terá seu conjunto de iluminação revitalizado. O projeto está quase pronto e será orçado. A execução ficará a cargo da CPFL Paulista e o custeio será arcado com verbas da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). "Para fechar, iremos fazer toda a sinalização e pintura de guias e sarjetas", completa o secretário.

Opiniões

Comerciantes da via se mostraram entusiasmados com a proposta de revitalizar a Avenida Francisco Vaz Filho. Mauro Paixão, proprietário de uma locadora de filmes, diz que as mudanças ajudarão muito os lojistas. "Isso vai dar uma força para a gente. Ainda mais para quem fica até mais tarde, no período da noite", diz.
Paulo Ekawa, dono de um varejão, tem a mesma opinião. "As medidas vão valorizar os negócios da Vaz Filho. É um dos principais corredores comerciais da cidade".

Mesmo com estas mudanças, os lojistas apontam outras questões que ainda precisam ser acertadas. "Precisam fazer mais galerias para levar a água, pois, em dias de chuva, alaga tudo. A pavimentação também está com muitos problemas", ressalta Ekawa.

A reclamação uníssona, no entanto, é sobre segurança. "Muitos comerciantes foram embora daqui porque cansaram de ser assaltados. Mais câmeras de segurança já nos ajudariam", pontua Paixão.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara