SIstema viário das Roseiras passará por novas mudanças

A região da Rotatória das Roseiras passa, a partir de hoje, por mais uma intervenção no sistema viário. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) muda as conversões importantes para o acesso, principalmente à Vila Xavier e à Rua Mauricio Galli, com o objetivo de dar maior fluidez ao tráfego, reduzir o tempo de espera nos semáforos e reativar o fluxo na Avenida Luís Alberto. É a segunda alteração no local desde o início das operações, em 19 de maio, e será feita em decorrência da reclamação dos comerciantes, entre outros fatores.

O coronel Cid Monteiro de Barros, secretário da pasta, explica que as novas mudanças têm por objetivo definir de uma vez a configuração do tráfego no local. "Todas as mudanças que implantaremos a partir de amanhã (hoje) são extremamente necessárias e fruto de testes", explica.

A principal mudança se dá no acesso do motorista que vem do centro e pretende seguir para a Vila Xavier. Até ontem, o condutor deveria entrar no início da Avenida José Parisi e cortar a Via Expressa para ter acesso à Alameda Paulista.

A partir de hoje, a Avenida José Parisi será contramão para quem sai da Fonte em direção à Via Expressa entre a Avenida Bento de Abreu e a Rua Emílio Ribas; depois, no último quarteirão, a mão de direção inverte-se, dando acesso à Via Expressa. Dessa forma, o motorista deve seguir pela Avenida Luís Alberto até a Rua Emilio Ribas para, depois, entrar na Avenida José Parisi em direção à Vila Xavier.
Onda verde
O semáforo instalado na Avenida José Parisi, então, ficará sempre aberto. "Fizemos isso para reativar a Luís Alberto. Os comerciantes estavam descontentes do jeito que estava e tiveram prejuízos com isso", diz o secretário.

O coronel Cid espera, assim, que as mudanças no sistema implantado nas Roseiras sejam finalizadas, dando fluidez ao tráfego, promovendo a redução de acidentes e dando segurança aos pedestres. "Mesmo assim, ouviremos qualquer reclamação e faremos simulações em computador para qualquer alteração que beneficie a cidade", conclui o secretário.
Avenida Luís Alberto terá estacionamento
As mudanças na região do complexo viário das Roseiras incluem uma outra alteração importante no acesso à Vila Xavier e Rua Maurício Galli: os veículos que passarem pela Avenida Luís Alberto disputarão espaço com uma faixa de estacionamento e um retorno no canteiro central.

"O estacionamento é para que as pessoas possam fazer suas compras com tranquilidade e tem tempo limite de 30 minutos. O retorno, por sua vez, pretendemos pôr em funcionamento até a próxima segunda-feira, pois dependemos da CPFL Paulista tirar um poste do canteiro", acrescenta.

A série de alterações vai além. Também foi implantada mudança no tempo dos semáforos que compõem o sistema das Roseiras. Manter o conjunto da Avenida José Parisi sempre aberto, por exemplo, garante onda verde para o motorista que se dirige à Vila Xavier.

Para auxiliar os motoristas nas conversões e faixas que devem seguir, as equipes da Secretaria de Trânsito e Transportes reforçarão a sinalização horizontal e vertical. "Colocamos mais placas de orientação, além de fazer a pintura de solo", fala.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara