Araraquara: Somos prisioneiros em casa e os bandidos soltos

Araraquara tem tido diariamente roubos de motos e de carros, na maioria dos casos a polícia não consegue recuperar, muitos crimes ficam sem solução deixando a população apreensiva, ainda mais agora que entrou em vigor a nova lei preventiva, facilitando a vida dos criminosos.
Em um só dia da semana passada foram roubados dois carros e três motos, residências principalmente na Vila Harmonia são constantemente roubadas. Pessoas que chegam de outras localidades perguntam se tem polícia em Araraquara, domingo na parte da manhã e da tarde não tinha um policial se quer na cidade.
Relatórios da Ouvidoria da polícia nos últimos 12 anos revelam que a principal reclamação contra a Polícia Militar é a falta de policiamento. Em relação a Polícia Civil, a maior queixa é sobre a qualidade do atendimento, dificilmente conseguindo recuperar os roubos.
Dentro dos presídios tem drogas à vontade, detentos recebem visita íntima também aprovada recentemente para homossexuais tendo comida boa, piscina, academia, jardinagem, futebol e até cinema. Hoje muitas jovens menores de idade estão esperando presidiários saírem da cadeia, na esperança de se casarem e, enquanto isso, fazem o que os bandidos mandam.
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso tem opinado pela liberação da maconha, afirmando que as autoridades perderam a batalha para o narcotráfico. Na maioria das penitenciárias existem comandos que, através de celulares e visitas, continuam na ativa dando as cartas no tráfico de entorpecentes, não sendo somente maconha. Será que os governos têm medo de mudar o sistema penitenciário bem como da polícia?
O filme Tropa 2 mostra a realidade brasileira, polícia e políticos andam de mãos dadas colaborando com a corrupção. Falam a respeito da unificação das polícias, mas nada acontece. Policiais reclamam que ganham pouco, falam que os bandidos usam armas melhores que os policiais, sempre colocando a vida em risco por um baixo salário.
Vários presidentes, inclusive o Lula, prometeram uma melhor fiscalização nas fronteiras, também não acontecendo nada, fica-se de passagem piorou, nunca houve tantas drogas como agora no Brasil. Foram colocadas câmeras em vários locais pela Prefeitura de Araraquara, sendo que a Guarda Municipal não pode usar armas, tendo que acionar a Policia Militar, que a bem da verdade tem poucas viaturas para fazer rondas durante a noite na cidade. A maioria dos araraquarenses está vendendo ou alugando suas casas para estabelecimentos comercias, mudando para condomínios e apartamentos. Hoje virou chavão – “estamos presos em nossas casas enquanto os bandidos estão soltos”.
Ocorrências policiais registradas no ano de 2011 em Araraquara
Ocorrências policiais

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara