Atendimento de Saúde no Altos de Pinheiros é ampliado

Uma comissão de moradores do Jardim Altos de Pinheiros, intermediada pelo presidente da Câmara Municipal Aluisio Braz (o Boi) e pelo vereador Tenente Santana, foi recebida, na manhã de ontem, pelo prefeito Marcelo Barbieri, que anunciou a contratação de mais uma equipe de saúde da família para melhor atendimento da população.
Os moradores foram procurar o prefeito para discutir uma solução para o Centro Municipal de Saúde Gustavo de Moraes Júnior, no Parque São Paulo, que hoje tem o atendimento saturado pelo crescimento da região. A unidade abrange os bairros Parque São Paulo, Condomínio Satélite, Conjunto Residencial Araraquara 3, Santa Clara, Jardim Ana Adelaide, Parque dos Sabiás e Altos de Pinheiros.
"A equipe presente nesta unidade tem capacidade para atender 7 mil pessoas. Hoje essa região conta com 14 mil moradores, de acordo com pesquisa feita casa a casa pela equipe da Secretaria de Saúde, já que os dados do último levantamento do IBGE ainda não foram divulgados", afirmou a coordenadora de Atenção Básica Maria da Penha Santos.
A partir do mapeamento de todas as unidades existentes na cidade, a Secretaria da Saúde identificou os postos com as maiores demandas e está fazendo o remanejamento dos pacientes para as unidades mais próximas. O objetivo é garantir que toda a população possa receber um serviço de qualidade, promovendo um equilíbrio no número de atendimentos nas unidades.
De acordo com o prefeito Marcelo Barbieri, a partir desse estudo a Prefeitura já começou a colocar em prática o plano de ampliação do atendimento de saúde da família. "Já aprovamos projeto no Governo Federal para a construção de cinco novos postos e o Jardim Altos de Pinheiros está entre as regiões atendidas", afirmou Marcelo. As unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) ficarão no Jardim Paraíso, Vila Xavier, Jardim Brasília e Parque Gramado, além do Altos de Pinheiros.
O prefeito Marcelo lembrou que já está em andamento a construção de dois novos ESFs no Jardim Cruzeiro do Sul e no Jardim Biagioni e a Prefeitura já concluiu a primeira etapa do novo prédio de Saúde da Família em Bueno de Andrada.
"No caso do Jardim Altos de Pinheiros, a mudança dos pacientes para a unidade próxima, que seria a do Jardim América, iria trazer muitos transtornos para a população. Recebemos a reclamação dos moradores e graças à intermediação dos vereadores Boi e Tenente Santana optamos por antecipar a ampliação do atendimento de Saúde da Família nesse local", disse o prefeito.
Segundo Marcelo, o projeto de construção da nova unidade já está pronto, somente aguardando a liberação dos recursos do Governo Federal. "Vamos antecipar a ampliação contratando de imediato a nova equipe, com médico e agentes comunitários para que prestem atendimento na unidade do Parque São Paulo até que o prédio do Altos de Pinheiros fique pronto, o que deve acontecer até o final do ano ou início do ano que vem", anunciou o prefeito Marcelo Barbieri.
Os moradores saíram satisfeitos com a decisão tomada pelo prefeito Marcelo Barbieri, com o apoio dos vereadores Boi e Santana. "Agora estamos mais tranquilos. Era o que queríamos. Agradecemos muito a atenção que o prefeito e os vereadores nos deram", disse Denivaldo Marques dos Santos. Também participara da reunião com o prefeito, os moradores Maria Margarete de Souza, Nilza de Paula Moraes e Eleni Pereira Paiva.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara