Prefeito discute fábrica de trens modernos em Araraquara

O prefeito Marcelo Barbieri debateu, ontem, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com o presidente da Hitachi do Japão da área da companhia de trens, Hiroshi Nakayama, a instalação, em Araraquara, de uma unidade de produção de modernos trens de passageiros, em parceria com a Iesa.

A reunião visou informar o governador Geraldo Alckmin sobre a implantação da fábrica de trens de massa na unidade araraquarense da Iesa, numa parceria entre as duas empresas. O anúncio oficial da instalação pode ser feito em agosto pelo próprio governador, durante as festividades de aniversário da cidade.
O projeto da unidade araraquarense foi apresentado ao governador na reunião em que também participaram o presidente da Hitachi Brasil, Toshiro Iwayama, o presidente do Conselho de Administração do Grupo Iesa, Atilano Oms Sobrinho, e o presidente regional para a América Latina da Mitsubishi Corporation, Seiji ShirakiVicde,  empresa interessada em participar das PPPs (projetos de Parcerias Público Privadas) na área de transporte de passageiros de trem, em linhas regionais e metropolitanas.
Também participaram da reunião os deputados Dimas Ramalho (federal) e Roberto Massafera (estadual) e o responsável pela Investe São Paulo, empresa que viabiliza as PPPs no Estado, Luciano Santos Tavares de Lima, e gerente do setor de inovações tecnológicas da Hitachi Japão, Yoshiyuri Ogura.

Inserção
Estes modernos veículos ferroviários, incluindo monotrilhos, podem servir as regiões metropolitanas de São Paulo, já visando a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, e as Olimpíadas de 2016 do Rio de Janeiro e inserir Araraquara entre as cidades brasileiras que se preparam para os dois eventos.
Também interligarão os aeroportos Viracopos, de Campinas, com o de Congonhas, na Capital, e atenderão as regiões da Baixada Santista e de Sorocaba, entre outras no Estado.
Segundo o prefeito Marcelo, o presidente mundial da Hitach demonstrou interesse em estabelecer a parceria com a Iesa para a construção destes trens em Araraquara.
A Hitachi é a maior fábrica de trens de transporte de massa e de monotrilhos em todo o mundo e tem faturamento anual de U$ 200 bilhões. Ficou estabelecido que a fábrica será em Araraquara.

 Alta tecnologia
O prefeito acrescentou que o governador Geraldo Alckmin também destacou a importância do projeto, que pode aumentar o atendimento deste serviço nas regiões metropolitanas e nas outras regiões do Estado.
Ainda segundo Marcelo, esta unidade de produção de trens de última geração provocará a geração de mais empregos e aumento na arrecadação de ICMS para o município.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara