Prefeitura destina 35% para a saúde, diz Marcelo na Conferência de Saúde

O evento organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde traz, em 2011, o tema central "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro". O objetivo é promover o debate sobre políticas públicas desenvolvidas no SUS - Sistema Único de Saúde.
Para o prefeito Marcelo, que fez a abertura oficial do evento, a Conferência é a melhor oportunidade para a discussão democrática do sistema de saúde. "Nesta ocasião, podemos elaborar propostas, definir quais as demandas e apresentar nossa contribuição nas próximas etapas da Conferência, buscando garantir melhorias para a saúde da população", disse.
Durante a solenidade, o prefeito apontou a necessidade de aumentar os repasses estaduais e federais e ressaltou que hoje a Prefeitura destina 35% do seu orçamento para a pasta da saúde, bem acima do percentual exigido por lei.
A secretária de Saúde, Dra. Regina Barbieri Ferreira, ressaltou que o SUS é utilizado por todos, pois é o único sistema de saúde que cobre tratamentos, procedimentos e medicamentos de alto custo. "A população precisa conhecer o SUS para poder utilizá-lo melhor. Problemas existem, e esse é o momento de discuti-los", reforçou a secretária.
O vereador João Farias, representando a Câmara Municipal, também destacou a importância do SUS e "a necessidade de aprimorá-lo para que atenda às demandas da população".
O deputado estadual e membro da comissão permanente da saúde na Assembléia Legislativa, Edinho Silva, afirmou que a área da saúde é o grande desafio para a implantação de políticas públicas, por isso, "a oportunidade de se fazer uma reflexão como esta, neste momento, é muito importante".
A presidente do Conselho Municipal de Saúde e também da VIII Conferência, Rosana Nasser, argumentou que as discussões em torno de duas vertentes que consolidam o SUS são essenciais: prestação de serviços e controle social. Rosana ainda reforçou a necessidade de a população comparecer às discussões sobre saúde. "O fórum da Conferência é o lugar legítimo para a participação popular", considerou.

Rede Básica
Marcelo explicou que em seu governo optou por privilegiar a estrutura da rede básica de saúde. "A reestruturação do Programa da Saúde da Família nos últimos dois anos possibilitou um aumento nos atendimentos da rede básica", afirmou o prefeito. Atualmente, a Prefeitura investe no fortalecimento do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), que oferece à população atendimento clínico geral, pediátrico, ginecológico e obstetrício, além de odontológico.
Duas novas ESFs estão em construção, no Jardim Cruzeiro do Sul e no Jardim Biagioni. Outras cinco unidades ainda devem ser construídas em Araraquara com recursos do PAC II. A secretária da Saúde falou ainda sobre o projeto da Prefeitura de transformar todos os postos de saúde em Estratégia de Saúde da Família.
Esses investimentos na rede de atenção básica, de acordo com o prefeito, proporcionaram à cidade a conquista das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), uma já entregue na Vila Xavier e outra, em construção, na Via Expressa.
A Conferência contou com a palestra do médico e coordenador do curso de medicina da Uniara, Pedro Herbert Onofre, que abordou o tema central do encontro. O evento terminou ontem com a discussão e votação das propostas para integrar o documento base que será apresentado na etapa regional do encontro.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara