Vereador Santana propõe a colocação de conteiners para a coleta de lixo das residências

O avanço na conscientização da necessidade da melhoria na coleta de lixo orgânico e a consequente destinação correta têm feito surgir idéias de como criar condições que facilitem cada vez mais o acesso do cidadão ao processo de coleta do lixo gerado nas residências. Nesse sentido, o vereador Tenente Santana (PSDB) encaminhou documentação à Prefeitura sugerindo a implantação de conteiners fechados com tampa, em diversos pontos da cidade, para que o lixo colocado no seu interior pela população possa ser rapidamente recolhido por processo mecanizado.
A proposta do vereador é de que seja colocado um recipiente destes em cada quarteirão da cidade, ou no maior número possível. Ele exemplifica que várias cidades brasileiras já estão utilizando o processo, como ocorre com Porto Alegre. “A capital gaúcha já tem 1.100 recipientes instalados e a coleta de lixo ganhou em agilidade e melhorou as condições de limpeza e higiene nos locais onde foi implantado. Em Capivari ocorre a mesma coisa”, relata Santana.
Em Porto Alegre e Capivari a eficácia do processo aparece com a garantia de que nenhuma residência na área onde foram implantados os conteiners fica há mais de 50 metros para o descarte dos resíduos, já que cada peça está há 100 metros uma da outra. “O lixo das residências é levado para dentro dos recipientes e não ocorre o derramamento nas calçadas, como os acidentes que podem acontecer no processo de coleta manual, quando um saquinho pode rasgar ao ser colhido diante das residências. É um processo muito ágil e limpo. Nossa cidade tem muito a ganhar”, acredita Santana.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara