Araraquara: em busca da igualdade de oportunidades

Em muitos dos meus discursos e entrevistas costumo falar da minha infância e adolescência no Imperador, bairro em que fui criado e moro até hoje com minha esposa Andréa e filhos. Naquela época, para ir à escola em dias de chuva, era obrigado a enrolar sacolas plásticas nos pés para não embarrear o calçado. Gosto de relatar essas lembranças porque me remetem a um período que retrata o modelo de desenvolvimento urbano, econômico e social que prevaleceu em Araraquara por décadas.
Nessa época, a cidade era considerada a “mais limpa das três Américas”. Mas que limpeza era essa? Eu e muitas outras crianças morávamos em bairros sem asfalto, sem transporte público, andávamos quilômetros para ter acesso à escola e ao posto de saúde. Que título era esse?
Essa contradição me moveu na política e nunca me deixou ter dúvidas de para quem eu deveria direcionar a minha energia militante. Quando a nossa população, por duas vezes, me deu a oportunidade de governar Araraquara, essa gritante injustiça me moveu todos os dias, me estimulou a trabalhar por uma única cidade, em que a qualidade de vida e as oportunidades não fossem um direito de poucos.
Esse esforço tinha como objetivo corrigir as injustiças históricas, resolver problemas estruturais e fortalecer a nossa economia. Não podia admitir que um município que se propunha a ser verdadeiramente moderno convivesse com bairros onde a população era penalizada pela lógica, que prevaleceu por um longo período, em que os únicos que ganhavam eram os especuladores imobiliários.
Mudamos a lei para exigir dos novos loteamentos toda a infraestrutura, pavimentamos 40 bairros, construímos 18 áreas de lazer, inauguramos 115 novas salas de aulas, ampliamos a rede de ensino infantil em mais de 400%, aumentamos de 3 para 54 mil as pessoas atendidas no Programa Saúde da Família, criamos inúmeros projetos sociais, investimos na formação de jovens, como as Oficinas Culturais, a Escola Municipal de Dança, as Escolinhas de Esportes. Modernizamos o Pinheirinho e a Arena da Fonte, construímos o estádio do Botânico, compramos os “pavilhões da Facira” e criamos as condições para sermos uma âncora do turismo de eventos e esportes. Construímos mais de 4 mil casas populares enfrentando o déficit habitacional e rompendo com um modelo injusto de moradias caras e sem infraestrutura.
A Araraquara do século XXI é mais justa e humana. É dinâmica economicamente e está preparada para crescer com sustentabilidade. Mas não podemos apenas contemplar as nossas vitórias. Temos que continuar trabalhando para crescermos junto com o Brasil. Quero agradecer ao Presidente Lula e à Presidenta Dilma pelo carinho com que têm tratado a nossa cidade, nos ajudando a superar desafios históricos.
Parabéns Araraquara pelos seus 194 anos. Parabéns ao seu povo que ajuda a construir essa cidade. Estamos no caminho para que a Morada do Sol seja cada vez mais a morada da igualdade de oportunidades.

Edinho Silva - Deputado estadual, presidente do PT de São Paulo e ex-prefeito de Araraquara (2001-2008)

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara