Prefeitura anuncia veto aos rodeios em Araraquara

Em nota enviada ontem à imprensa, a Prefeitura descartou a possibilidade de Araraquara sediar uma festa de rodeio, após o assunto ter virado polêmica na Câmara e na internet. A nota informava que o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) não recebeu nenhum grupo interessado em realizar a festa de rodeio em Araraquara e que a Prefeitura não tem interesse na realização deste evento na cidade "porque prioriza atividades culturais e esportivas, direcionadas à população, principalmente aos jovens".

Na última quarta-feira, o presidente do Legislativo, Aluísio Braz, o Boi (PMDB), recebeu em seu gabinete representantes da Companhia Irmãos Caetano, que mostraram interesse em realizar na cidade um campeonato de rodeio, nos moldes pré-estabelecidos pela lei municipal (lei complementar Nº 656, de 7 de abril de 2010), que define critérios para esse tipo de evento na cidade. Entre os itens proibitivos do decreto municipal está o veto à prova de laço, a vaquejada, tourada e farra de boi.
Na rede
A publicação da notícia pela Tribuna provocou algumas reações pela internet e movimentou instituições favoráveis e contrárias a este tipo de evento. Na rede social Facebook, o vereador Carlos Nascimento (PT) afirmou que seria "uma oportunidade de matar no ninho esta ideia". Também criticou a aprovação, pela maioria dos vereadores, do decreto sobre o tema enviado pelo prefeito à Câmara.

O vereador petista votou favoravelmente à legislação em abril de 2010, quando o Executivo apresentou projeto de lei criando critérios para realizar rodeios na cidade e justificou que era "um voto crítico, porque seria melhor ter uma lei que não ter nenhuma".

No portal Araraquara.com, o vereador peemedebista Boi declarou que simplesmente recebeu em seu gabinete a companhia de rodeio, com uma solicitação de levar ao prefeito uma proposta de evento na cidade. "Nunca fui a rodeio na minha vida, não sou a favor ou contra, simplesmente encaminhei ao prefeito a reivindicação (dos produtores do evento). Não vou entrar nesta discutição sem um mínimo de respeito e educação", afirmou.

No último final de semana, a assessoria de imprensa da Câmara divulgou que, para Boi, a festa seria como "resgatar uma tradição".
AAPA descarta protesto
A diretoria da Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (AAPA) enviou nota à imprensa informando que a entidade não está programando realizar manifestação contra rodeio em Araraquara no próximo sábado, no Parque Pinheirinho, "conforme postado nas redes sociais", descreve o texto. Para a presidente da AAPA, Adriana Mendonça Matos, a associação é contrária a qualquer evento que maltrate animais. Caso o prefeito venha a autorizar eventos desse porte, a entidade terá como princípio agendar reunião com a administração pública para debater e defender sua posição contrária ao rodeio.
Nascimento quer veto definitivo
O vereador Carlos Nascimento (PT) pretende apresentar na próxima terça-feira, na sessão da Câmara, projeto de Lei que prevê banir de Araraquara os rodeios. De acordo com o parlamentar, a ideia é articular com o corpo legislativo da cidade e tentar reunir pelo menos sete assinaturas dos vereadores para que a proposição entre direto em votação e elimine o trâmite dentro das comissões permanentes da Casa. Em 2010, o vereador João Farias (PRB) apresentou proposta semelhante que foi aprovada na Câmara e vetada pelo prefeito Marcelo Barbieri.

Nascimento, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, diz acreditar que teria apoio dos 12 vereadores .

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara