Queimada destrói mata ciliar do Ribeirão das Cruzes

Uma queimada urbana destruiu, ontem, parte da mata ciliar e da área de reflorestamento às margens do Ribeirão das Cruzes entre os bairros Cambuy e D. Pedro I, Zona Norte. Em pouco mais de duas horas, o fogo consumiu uma área estimada pelo Corpo de Bombeiros em 20 mil metros quadrados.

O vento ajudou o fogo a se espalhar rapidamente para dentro da mata e o terreno acidentado dificultou a ação dos Bombeiros e dos agentes da Defesa Civil. Mas foi possível evitar que o fogo consumisse toda a mata ciliar.

Os moradores do Cambuí ficaram apreensivos. "É a primeira vez que vejo queimada nessas proporções. Aqui tem tucano, corujão branco", diz a doméstica Rose Miranda, que cuidava de netos de 2 e 3 anos, quando a fumaça começou a invadir a casa. "No ano passado tive que ir para a casa da minha mãe, no Jardim Brasil, por causa da fumaça", lembra, assustada. "A menor está gripada e, com esse tempo seco, piora um pouco. No começo do ano, ela teve uma pneumonia. Agora, imagina como ela vai ficar com toda essa fumaça. E eu estou sem carro para ir para a minha mãe."

Os vizinhos de Rose tentaram ajudar os Bombeiros com as mangueiras de suas casas, molhando o terreno vazio em frente às residências.

Segundo Edson Alves, coordenador da Defesa Civil em Araraquara, para tentar controlar esta queimada, foram utilizadas duas viaturas da Defesa Civil, três do Corpo de Bombeiros e um caminhão pipa da Prefeitura. Além disso, 14 pessoas se envolveram diretamente, seis bombeiros, seis agentes da Defesa Civil e dois servidores municipais.

O impacto, porém, foi grande. "É terrível para o meio ambiente, mas talvez pior para a saúde humana. Nossa primeira preocupação é com a saúde da população", destaca.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara