Barbieri viaja novamente e deixa Executivo sem chefe de Governo

Desde sábado passado até anteontem, o paradeiro do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) era desconhecido — pelo menos oficialmente — por assessores e aliados políticos.

Entre os questionados, o presidente da Câmara e seu companheiro de partido Aluísio Braz, o Boi (PMDB), disse tê-lo visto pessoalmente, pela última vez, no sábado passado.

O número de celular do prefeito, quando chamado, era atendido por uma secretária eletrônica no idioma espanhol.
Ontem, a Assessoria de Imprensa do Executivo informou que ele estava, no dia de ontem, cumprindo agenda em Brasília, mas não entrou em detalhes sobre quais eram seus compromissos na Capital federal.

Recorrente
Em 2010, durante a votação de projeto de lei que dava reajuste aos servidores públicos, que estavam em pelo movimento de greve na ocasião, o prefeito Marcelo Barbieri também viajou para o exterior, para destino não divulgado.

Neste ano, durante a votação da cassação do mandato do vereador Lucas Grecco (PMDB), acusado de crime eleitoral, o prefeito também estava ausente, em destino não divulgado.

O que diz a Lei Orgânica
A Lei Orgânica do Município (LOM) não define quem responde oficialmente pelo Executivo quando o prefeito se afasta, por motivo ignorado, por menos de 15 dias. Só estabelece que o Regimento Interno da Câmara deve regulamentar os critérios para a ausência do prefeito, mas, no texto do seu artigo 208, prevê que o Legislativo deve discutir, examinar e votar, em Plenário, o requerimento de licença, sem especificar quem será investido do cargo de prefeito no período.
Esta situação impede que o secretário de Governo, Luiz Zaccarelli Cunha, que assume a Prefeitura nessa situação, possa responder oficialmente pelo Executivo, por exemplo, na necessidade de uma assinatura de convênio com os Governos Federal e Municipal.

A LOM define ainda que o prefeito não pode ausentar-se do cargo por mais de 15 dias consecutivos, sob pena de cassação do mandato.

Câmara revisa Regimento
A Câmara de Araraquara designou uma comissão para revisar e consolidar o Regimento Interno da Casa, que orienta o seu funcionamento. Segundo o vereador Chediek, coordenador da comissão, um parecer encomendado ao Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) fez a revisão jurídica e esse texto está sob analise do corpo técnico e jurídico da Casa.

Constrangimento
A investida da equipe de um jornal da cidade para saber qual o paradeiro do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), na Câmara, trouxe certo constrangimento aos vereadores abordados. Ao afirmarem não saber do destino tomado pelo líder peemedebista, deixavam transparecer que o assunto chega carregado de desconforto, já que nem mesmo o presidente do Legislativo, Boi, tinha esta noção. "Evito ter uma relação muito próxima de Barbieri, até mesmo para manter a relação dentro das instituições", declarou Boi.


Onde será que nosso Prefeito vai tanto?

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara