Inauguração do Intermodal é adiada mais uma vez

Foto: Moisés Schini.
Por Ademir Terradas

Por causa do atraso na entrega de uma locomotiva, a Brado Logística — empresa responsável pelo Terminal Intermodal de Araraquara — adiou o início das operações nas plataformas.
A previsão inicial era de inaugurar o espaço no próximo dia 26. A nova data para a inauguração ainda será definida pela empresa que afirma apenas que "será no mês de fevereiro".
O equipamento servirá para puxar os vagões com os contêineres retirados dos caminhões antes de os guindastes acoplarem-nos às composições que partirão para o Porto de Santos.
O Terminal Intermodal, com 242 mil m², atenderá as cidades de Araraquara, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos e a região sul de Minas Gerais, com operações de cargas de açúcar, carne, papel e cítricos, que serão escoadas para o Porto de Santos e destinadas, principalmente, para exportação. No primeiro ano de funcionamento, o terminal deve movimentar 10 mil contêineres. A previsão é que, após cinco anos, a movimentação seja de 50 mil contêineres por ano.
Depois de um impasse entre as prefeituras de Américo Brasiliense e Araraquara, um levantamento do Instituto de Geografia e Cartografia (IGC) comprovou que a base de operações do terminal fica dentro dos limites Araraquarenses, mas 67% da área total está em Américo Brasiliense.
Com isso, a expectativa é de que todo o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) recolhido na empresa fique para Araraquara, enquanto 67% do Imposto Territorial Rural (ITR) será recolhido pela Prefeitura ameriliense.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara