Pedágio em Araraquara, SP, arrecada R$1,5 milhão e estrada segue precária

O pedágio de Bueno de Andrada, conhecido como Pedágio da Coxinha, arrecada anualmente cerca de R$ 1,5 milhão, mas a pista que liga o distrito à cidade de Araraquara, interior de São Paulo, segue problemática, segundo motoristas que passam frequentemente pelo local. O caminhoneiro William Gomes, de 27 anos, afirma que tenta evitar a passagem devido às péssimas condições. “Precisa dar uma recapeada urgentemente, melhorar a sinalização e fazer acostamento”, diz.
Conhecida como ARA-080, a Rodovia Vicinal Graciano da Ressurreição Affonso apresenta trechos perigosos. O pedágio é administrado pela Prefeitura, que afirma esperar uma verba estadual para realizar melhorias no trecho.
Cerca de 6 mil veículos passam por dia pela vicinal, segundo dados da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte. A rota é uma opção àqueles que viajam para Matão (SP) e querem economizar. Enquanto o pedágio da Rodovia Washington Luís (SP-310) custa R$ 12,40, o valor cobrado no Pedágio da Coxinha é de R$ 1.
Mas a pista esburacada e a ausência de acostamento e placas de trânsito intimidam os motoristas. “Eu passo muito pouco nessa rodovia, porque ela está cheia de buracos. Dirigir aqui em período de chuva é outro problema, porque a água fica empossada”, reclama Gomes.

Melhorias tímidas
Para alguns motoristas que passam pelo local, as melhorias ainda são bem tímidas. O taxista Roque Patrício da Silva, de 50 anos, diz que viaja pela rodovia com cautela. “Muitos motoristas forçam a ultrapassagem em alguns trechos, é perigoso porque a estrada é muito estreita. Eu evito passar por aqui à noite”, diz.
O gerente de vendas Sérgio Vanuzini, de 48 anos, conta que utiliza o caminho de vez em quando e que, dirigir ali, requer atenção redobrada. “Os buracos na pista colocam a vida do motorista em risco. À noite, a possibilidade de acidentes é ainda maior, principalmente com aqueles que correm. Por isso procuro sempre respeitar a velocidade”, ressalta.

Explicações
Segundo a Prefeitura de Araraquara, metade do valor arrecadado na praça é gasto para manter o serviço. O restante é aplicado em melhorias na via. A última grande reforma feita pela administração, porém, ocorreu em 2010 quando a Avenida José Barbieri, que dá acesso à vicinal, recebeu um quilômetro de duplicação.
Para recapear o restante da vicinal até a praça de pedágio, a Prefeitura diz aguardar por uma liberação de verba da Secretaria Estadual de Transportes. Por enquanto, foi possível apenas realizar o aterro de acostamento, implantação de defensas metálicas e sinalização vertical.
 

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