Prefeitura de Teresópolis vai apurar se houve falha no sistema de alerta de temporais


A Prefeitura de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, vai apurar se houve falha no sistema de alerta de temporais, instalado depois da tragédia do ano passado. 
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura do município, a localidade do Pimentel, no bairro São Pedro, um dos mais prejudicados na última sexta-feira (6), a chuva ultrapassou o nível pluviométrico considerado normal (de até 40 mm), e a sirene não foi acionada.

A prefeitura vai verificar se houve problema na transmissão de sinal, já que o aparelho funciona a partir de tecnologia 3G de celular.

Teresópolis amanheceu com tempo bom, sol e céu parcialmente nublado nesta segunda-feira (9). Segundo o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), a cidade está em estado de vigilância, sem previsão de chuva nas próximas horas.

O temporal de sexta-feira deixou cinco mortos, 24 feridos e 994 desalojados e desabrigados (414 estão em abrigos). Segundo a prefeitura, deste total de feridos, seis estavam em observação até as 8h50.

Os moradores que moram em áreas de risco estão em sete abrigos da cidade. A Defesa Civil interditou 160 casas.

Áreas de risco
Após visitas feitas para avaliar o estrago causado pela chuva, a prefeitura de Teresópolis constatou que o município tem cerca de 10 mil casas em áreas de risco.
De acordo com o prefeito Arlei de Oliveira Rosa, será feito um estudo aprofundado, com apoio de órgãos estadual e federal. O objetivo é fazer um levantamento detalhado para que seja implementando um programa de realocação destes desabrigados.

Governo do Rio quer comprar casas em áreas de risco

O vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, disse no sábado (7) que o governo do Estado pretende comprar casas localizadas em áreas de risco na região serrana para evitar novas tragédias.

Segundo Pezão, o governo pretende dar um tratamento diferenciado para as regiões afetadas e já estuda a possibilidade de fazer uma compra assistida das casas, ou seja, o Estado quer comprar os imóveis das famílias atingidas pelos temporais para que elas efetuem a compra imediata das novas residências em outras áreas da cidade.
— A ideia agora é dar um tratamento diferenciado na serra. Eu já conversei com o governador e, na próxima semana, vamos discutir a forma de fazer uma compra assistida. Nós vamos comprar as casas das pessoas que vivem em áreas de risco e elas vão comprar outras casas fora das regiões de perigo.
De acordo com o vice-governador, a escolha das novas casas será acompanhada pela Defesa Civil. Os agentes vão verificar se as áreas estão realmente aptas para moradia.
Doações
O domingo de Páscoa (8) em Teresópolis foi dedicado ao recebimento de doações para as quase mil pessoas que estão desalojadas ou desabrigadas.
No sábado (7), as secretarias de Meio Ambiente e de Defesa Civil e Desenvolvimento Social deram início à distribuição de donativos e kits com colchonetes, cobertores, leite e água. Só nos bairros Ilha do Caxangá e Vargem Grande foram distribuídos cerca de 200 kits.
Os núcleos comunitários de Defesa Civil do bairro do Rosário e da localidade do Pimentel receberam da organização não governamental Care Brasil a doação de material de limpeza, carrinhos de mão, enxadas, pás, foices, garfos, luvas de borracha, vassouras e cordas para ajudar na desobstrução das vias.
Assista aos vídeos:



Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara