Azul continua em Araraquara


A força das lideranças políticas de Araraquara assegurou, pelo menos temporariamente, a operação de voos comerciais da Azul Linhas Aéreas no Aeroporto Bartholomeu de Gusmão.
Nos últimos dias, lideranças como o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) e o deputado estadual Edinho Silva (PT), empenharam-se junto ao governo federal e a própria empresa para manter as operações que, segundo a companhia, seriam encerradas no início de novembro.
Na tarde desta sexta-feira (3), o diretor institucional da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras, informou que a empresa decidiu prorrogar a permanência dos voos comerciais em Araraquara.
Segundo o prefeito Marcelo Barbieri, que esteve reunido com o diretor no início da semana, os pousos e decolagens do aeroporto local serão mantidos até o dia 21 de novembro, quando será votada no Congresso Nacional a medida provisória que cria o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional.
Entre os objetivos da medida está a ampliação do número de municípios e rotas atendidos por transporte aéreo de passageiros, aumentando o acesso da população. "Se a medida for aprovada, a Azul vai manter os voos em Araraquara", disse o prefeito, afirmando que espera contar com o apoio do vice-presidente da República, Michel Temer, para a aprovação da medida.
O deputado estadual Edinho Silva (PT) também se mobilizou pela permanência da empresa na cidade e reuniu-se Aloizio Mercadante, ministro da Casa Civil, para tratar sobre o tema. Segundo o deputado, a Azul está sendo agraciada com "slots", que são autorizações para pousos e decolagens, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, sob a alegação de que, com esse benefício, a empresa vai incentivar a aviação regional. Congonhas é considerado o principal aeroporto brasileiro para a integração de voos regionais.
Após esse contato, a empresa teria repensado sua posição e afirmado ao ministro que manterá as operações no Bartholomeu de Gusmão. “Acreditamos numa situação definitiva. A Azul Linhas Aéreas, graças a posição firme do Governo Federal, continuará operando na cidade de Araraquara”, afirmou Edinho Silva.
Em agosto deste ano, o aeroporto Bartholomeu de Gusmão em Araraquara foi incluído em um programa do Governo Federal que prevê investimentos de cerca de R$ 7,3 bilhões na infraestrutura de 270 aeroportos regionais.
O aeroporto Bartholomeu de Gusmão recebeu nos últimos dois anos investimentos de R$ 7,5 milhões por parte do DAESP, aplicados na construção do novo terminal de passageiros. O espaço ficou oito vezes maior que o anterior, com salas de embarque e desembarque e espaços comerciais.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara