Carnaval de Araraquara tem Grupo cultural africano

O Carnaval de Araraquara terá a performance do grupo “Netos de Bandim”, no Trio Elétrico na Bento de Abreu, nesta segunda (7), às 18h30. “Netos de Bandim” é um grupo musical da cidade de Bissau, em Guiné-Bissau, na África, que está na cidade participando de um intercâmbio cultural. Esta é a terceira e última etapa do intercâmbio cultural, e consiste na vinda do grupo cultural Netos de Bandim para uma série de apresentações de seu consagrado espetáculo para vários municípios do Brasil, juntamente com os cursos de formação em Percussão e em Danças Guineenses e oficinas culturais.
O grupo - Criado em 2000, Netos de Bandim é um movimento sócio-cultural, de orientação conciliadora, criativa e multiétnica; uma verdadeira resposta artístico-cultural da sociedade guineense para a construção da paz e da reconstrução do país depois de violentas e dolorosas guerras civis.
Unindo as músicas e as danças tradicionais das diversas tribos e etnias que compõe o plural e conturbado país Guiné-Bissau, o grupo vem se destacando no carnaval do país e em diversos festivais no continente africano, conquistando muitos prêmios e um merecido reconhecimento.
O grupo Netos de Bandim já realizou várias ações culturais de sensibilização e mobilização social em Guiné Bissau, focalizando as suas mensagens nos seguinte temas: paz nacional, continental e mundial, a Convenção dos Direitos da Criança (CDC), a prevenção de DSTs (sobretudo a AIDS), malária e cólera. Seu público-alvo são crianças e adolescentes, oferecendo formação cultural (sobretudo danças e músicas locais), inclusão social e desenvolvimento sócio-cultural.
Formado por 90 membros (37 homens e 53 mulheres), o “Netos de Bandim” participa há alguns anos do carnaval de Guiné-Bissau, tendo sido vencedor nacional de várias edições (2006, 2007, 2008 ,2009 e 2010), além de vários prêmios em festivais internacionais no continente africano.
Nesta temporada no Brasil, o grupo se apresenta com 12 integrantes, sendo quatro percussionistas, seis bailarinos e dois produtores.

FONTE: SIM!

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara