Música sem fone de ouvido irrita passageiros de coletivos

Não seja o DJ do “ônibus". Esse é o nome da campanha que está circulando na rede social Twitter. O objetivo é conscientizar os passageiros a utilizar fones de ouvido enquanto estiverem ouvindo música no celular em respeito às outras pessoas que também utilizam o transporte coletivo. O incômodo vem, em primeiro lugar, pelo som alto e depois pelo tipo de música, já que não são todas as pessoas que apreciam os mesmos estilos musicais.
A estudante Gabriela Luiz passa em média 1 hora por dia dentro de um ônibus e diz que não suporta mais esse problema, por isso criou até uma outra campanha  “Doe foninho no ônibus”. O problema, segundo ela, é que além do som alto, alguns deles até cantam.
Vários passageiros reclamam do alto volume das músicas que outras pessoas colocam em seus aparelhos celulares, o que pode tornar a ida ao trabalho ou a volta pra casa muito mais estressante.
“Se chama atenção deles, eles aumentam o volume”, é o que conta Vanessa Fernanda, que usa todos os dias o transporte coletivo. Segundo ela, ninguém tem a iniciativa em chamar a atenção dos “garotos”. “Algumas pessoas têm medo deles”, conta.
Mas engana-se quem pensa que esse é um problema apenas dos transportes coletivos. Existem também "DJs" de fila de ônibus, de bar, de praça de alimentação, entre outros tantos que escutam suas músicas em qualquer local sem se importar com quem está ao lado.
DOR DE CABEÇA
Os celulares que tocam música no formato em MP3 viraram dor de cabeça, pelo menos para os usuários dos ônibus. E na hora de ir trabalhar, ainda com sono, ou depois de um dia cansativo de trabalho, nem todos querem escutar música.
O problema não acontece só em Araraquara. No Rio de Janeiro, por exemplo, a  prefeitura lançou uma campanha para acabar com o transtorno de passageiros de transportes coletivos. Lá os usuários são incomodados diariamente por funkeiros que ouvem suas músicas preferidas no celular, tocando alto. O governo vai estimular a doação de fones com a campanha “Seu fone, meu sossego”.

SIM!

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara