Projeto quer proibir uso de equipamentos sonoros externos


 
SIM!


Um projeto de lei, de autoria do vereador Elias Chediek (PMDB), poderá gerar nova polêmica. O texto, que ainda será discutido nos próximos dias pela Câmara Municipal, dispõe sobre a proibição do uso de aparelhos de som (portáteis ou instalados em veículos automotores) em via pública, com emissão de som igual ou superior a 50 decibéis.
O projeto visa coibir, especialmente, os equipamentos sonoros instalados no leito carroçável de veículos como caminhonetes e pick-ups – um modismo que suscita queixas de moradores de diversas cidades da região pela altura do som e o horário inadequado em que esses equipamentos estão sendo utilizados.
O texto proíbe a utilização desses equipamentos entre as 22 horas e as 8 horas da manhã, durante todos os dias da semana. Pela proposta, os aparelhos que não emitem propagação no ambiente (como os instalados na parte interna dos veículos) estariam livres dessas restrições.
Chediek justifica a proposta citando cidades, como Curitiba e Arthur Nogueira, onde a proibição e fiscalização desses equipamentos resultaram na queda de reclamações. Segundo ele, “é de extrema importância implantar em Araraquara uma lei que disponha sobre a proibição do uso de aparelhos de som nas vias e logradouros públicos”.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara