João Farias confirma processo contra Márcia Lia

O vereador João Farias confirmou. Deverá mesmo protocolar, ainda nesta semana, denúncias pedindo investigações sobre a prática de decoro parlamentar, supostamente cometido pela vereadora Márcia Lia (PT), durante reunião da Câmara Municipal na semana passada.
A vereadora fez careta e mostrou a língua nas costas do vereador, enquanto este se pronunciava (pela Tribuna) durante os debates em torno da redução do número de cadeiras legislativas para o próximo exercício.
Farias disse à imprensa que chegou a pensar em rever sua posição, desde que a vereadora se desculpasse dessa manifestação deselegante. “O regimento da Câmara é claro, e se levado a sério, a vereadora deve ser punida”. Farias afirmou que ficou ainda mais indignado quando a vereadora mentiu ao dizer que se dirigia à Édio Lopes, companheiro de partido. “Quem mente nas pequenas, também, pode mentir nas grandes coisas. Não se desculpou, como eu esperava, então não existe outra saída senão o processo”, afirmou Farias.
A vereadora insiste em dizer que seu ato nada tinha a ver com a manifestação de João Farias. “Foi uma coincidência. Ele não está no meu íntimo para prejulgar, afirmando que estou mentindo”, defende-se Márcia Lia.
O vereador João Farias está requisitando judicialmente a gravação do Grande Jornal Falado da Cidade, levado ao ar pela Rádio Morada do Sol AM-FM, sob alegação de que foi ofendido pela vereadora. O programa será apresentado como prova da agressividade da vereadora contra ele.
  
Procedimento do Conselho
 Ao protocolar a ação, o Conselho de Ética da Câmara pede as provas. Após apresentar as provas, o Conselho consulta o regimento para analisar as evidências da quebra do decoro. Nesse caso, não se trata de um processo para a perda do mandato, mas advertência. Caso advertida e posteriormente exista reincidência, a perda do mandato é irreversível.
O Conselho de Ética da Câmara Municipal de Araraquara é formado pelos vereadores Tenente Santana, Márcia Lia e Paulo Maranata. Como Márcia Lia terá que responder o processo, a presidência da Câmara deverá substituí-la. Paulo Maranata pediu afastamento da Câmara para ocupar uma secretaria de governo, e nesse caso fica a dúvida se o seu substituto (Lucas Grecco) assumiria a vaga. Essas dúvidas serão sanadas ainda esta semana, para a posterior convocação do Conselho.

SIM!

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara