Hospital Estadual de Américo é o melhor do interior paulista

O Hospital Estadual de Américo Brasiliense recebeu nota 9,62 na pesquisa que consultou usuários, realizada entre Junho e dezembro. Foi o segundo hospital mais bem avaliado, atrás apenas do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.
O ranking conhecido como “Provão do SUS” é baseado em questionários que avaliam a satisfação dos pacientes após encerrarem um ciclo de atendimento em hospitais públicos. Os documentos são enviados à residência dos usuários pela Secretaria de Estado da Saúde.
O Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB), sob gestão da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (FAEPA) e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) - USP há nove meses, aumentou a utilização de leitos e a ocupação foi de 40 para 80% na enfermaria. Além disso, foi reforçado o quadro de psicólogos e assistentes para dar apoio aos pacientes.
O Dr. José Paulo Pintyá, diretor geral do Hospital Estadual Américo Brasiliense, conta que foi aplicado o mesmo modelo de sucesso implantado no HE Ribeirão, e que garantiu o excelente desempenho. “Isto se deve ao comprometimento dos colaboradores e a uma política que dá voz aos pacientes, que tira o foco do procedimento e visa o usuário, garantindo um atendimento de qualidade e ao mesmo tempo humanizado” explica. Esse modelo de assistência vem sendo implantado desde agosto de 2010 no HEAB e contempla projetos que amparam o paciente não só no aspecto fisiológico, mas também no social e emocional. “É importante que o usuário fique sabendo do trabalho que está sendo bem feito e dando bons resultados em curto prazo” enfatiza Pintyá.
Ao todo, 204,4 mil questionários foram respondidos pelos pacientes que passaram por internações e exames em 630 estabelecimentos de saúde conveniados à rede pública paulista entre julho e dezembro de 2010. O objetivo do projeto é monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário, reconhecer os bons prestadores, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão eficiente da saúde pública.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara