Prefeito de Américo acusa Araraquara de ‘roubar’ Porto Seco

O prefeito de Américo Brasiliense, Ademir Gouvêa (PT), disse ontem que a Prefeitura de Araraquara usou de ‘má-fé’ na discussão sobre em qual cidade está instalado o Terminal Intermodal Rodoferroviário da empresa Brado Logística.
Com a afirmação, contradiz as informações do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), que disse que a aduaneira está instalada em 90% na cidade e apenas 10% em Américo. "Estive reunido com o prefeito Gouveia e já acertamos que o intermodal [área construída] pertence a Araraquara", disse.

O prefeito Gouvêa disse ainda que vai analisar com cautela toda a documentação. Ele ressaltou ainda que, durante a instalação da empresa na região, a escritura do terreno identificava que 53% da área comprada estava no município de Américo.
Gouvêa cogita deixar a Associação dos Prefeitos da região de Araraquara (Apra) em protesto a condução da instalação do interposto.
Embargo
De acordo com o prefeito Barbieri, em 14 de outubro houve o embargo da obra do Porto Seco por falta de aprovação da documentação pela Prefeitura. "Os dirigentes se desculparam e identificaram que a instalação física da empresa está construída nos 90 % do terreno que pertence a Araraquara", afirmou.
Segundo o coordenador executivo de Planejamento Urbano Ademir Palhares, houve equívocos da Prefeitura de Araraquara em não estar atenta à instalação da empresa em seu próprio território. "Ao revisar o Plano Diretor da cidade, se percebeu que os limites de Araraquara eram maiores que os anteriormente estabelecidos." (FP)

Intermodal prevê 200 empregos
Após quase quatro anos de indefinição, o Terminal Intermodal Rodoferroviário entrará em funcionamento em 21 de novembro.

A expectativa é de que o empreendimento gere pelo menos 200 empregos diretos.
As obras para construção do Porto Seco investimentos de R$ 10 milhões e será operado pela empresa Brado Logística, que tem como principal acionista a América Latina Logística (ALL).
De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, o terminal intermodal irá atender Araraquara, Américo Brasiliense, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos e o Sul de Minas Gerais.

O principal foco do empreendimento de logística será o transporte de cargas de açúcar, carne, papel e cítricos, escoadas para o Porto de Santos e destinadas à exportação.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara