Vereador Serginho vai a sindicato tratar de horário do funcionamento do comercio ao sábado

Aconteceu nesta semana o encontro do vereador Serginho Gonçalves com o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Araraquara e Região, José de Matos Filho. Na sede do sindicato, juntamente com o vice presidente José Vicente Piccionieri, para discutir a questão da mudança de horário de funcionamento do comércio aos sábados.

Segundo Matos Filho, o sindicato é parte interessada na questão constituindo-se esta mudança em um sonho acalentado há muitos anos. “A Lei determina o trabalho de 8 horas diárias e 1 folga por semana, e a Convenção Coletiva serve para regrar este horário”, disse o presidente.
Para o presidente a mudança de horário irá promover o remanejamento do costume de compras, um retorno a realidade de outrora quando o comércio tinha outro horário estabelecido. “O problema é dinheiro no bolso, não o horário, é ter para gastar”, afirma.

A discussão que gira em torno de compradores da região que aportam em Araraquara aos sábados é rechaçada pelo presidente que acentua não ter a cidade nada em especial, algo diferente que atraia este tipo de comprador regional.

“O comerciário antes de tudo não é burro. Trabalha por comissão e se de fato fosse compensador trabalhar ao sábado até as 18 ou 20 horas, se isso fosse um atrativo para o comprador, certamente estaria defendendo esta idéia, algo que não acontece, simplesmente porque não retrata a realidade.

O vereador Serginho Gonçalves vem liderando a proposta de mudança do horário de funcionamento do comércio aos sábados. Ele deve apresentar Projeto de Lei nas próximas sessões levando em conta que a Câmara pode legislar  sobre o horário de funcionamento da empresa, mas não pode fazer o mesmo com relação ao horário de trabalho dos comerciários.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara