Araraquara fabricará trens de alta velocidade

Uma parceria entre a metalúrgica Iesa e a multinacional japonesa Hitachi para a a construção de trens de alta velocidade, em um investimento milionário, deve ser anunciada oficialmente no próximo dia 10 de agosto. A informação, porém, foi confirmada ontem, em Américo Brasiliense, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e pelo prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), durante o anúncio das obras de duplicação e recuperação do acesso José Barbanti Netto (SPA-075), que passa em frente à Iesa. "Vamos anunciar em breve um grande investimento na Iesa", deixou escapar o governador.

Toda a linha de produção dos trens será feita na fábrica local. Os valores, número de contratações e demais detalhes da parceria ainda são mantidos em sigilo. A negociação durou cerca de cinco meses e teve a decisão final acertada há 15 dias.

De alta velocidade, o sistema é chamado de monotrilho e ainda não funciona em nenhuma cidade brasileira. Esse novo modelo tem velocidade estimada de 225 a 360 Km/h e visa atender basicamente ao transporte urbano.

Barbieri esclarece que não se trata de produção de trem-bala e também não revela se o foco será o mercado nacional ou internacional.

Duplicação
A via de acesso José Barbanti Netto (SPA-075), que liga a Distribuidora da Petrobrás até a Rodovia Antônio Machado Sant’anna (SP-255), será duplicada, ganhará três rotatórias e uma passarela. Todo o trecho será recapeado e terá os acostamentos pavimentados.

A obra está avaliada em R$ 14,5 milhões, oriundos do Governo do Estado, e deve começar em novembro, com previsão para conclusão em dez meses.
Para Alckmin (PSDB), a obra favorecerá de uma só vez os moradores de Araraquara e Américo Brasiliense, pois o trecho alterado fica na divisa entre os dois municípios.

A licitação deve ser aberta em agosto e, segundo Clodoaldo Pelissioni, superintendente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), mais duas rotatórias devem ser alteradas.

Alckmin entrega tomógrafo e sistema de SVO
Regionalização foi a palavra mais usada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), ontem à tarde, durante sua passagem pelo Hospital Estadual de Américo Brasiliense (Heab). Ele veio à cidade entregar um aparelho conhecido como tomógrafo para exames mais completos via Sistema Único de Saúde (SUS). O equipamento custou R$ 2,2 milhões.

A partir de agosto, com o novo equipamento com 24 canais, os laudos ficarão prontos em quatro horas; hoje, demoram 15 dias. A expectativa é dobrar os laudos de 400 para 800 por mês.

Além disso, o governador entregou o novo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que atenderá Américo, Araraquara e mais 22 cidades da Região. A medida visa padronizar o atendimento, além de facilitar os estudos mapeando quais as causas de mortes mais comuns.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara