Saúde abre sindicância para apurar caso de soro vencido na UPA

A Secretaria Municipal da Saúde determinou a abertura de sindicância para apurar a denúncia de repasse de soro fisiológico com data de validade vencida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier, Zona Leste da cidade. O medicamento, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, foi repassado pelo Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa) à UPA.

O caso foi denunciando à Secretaria na semana passada pelo vereador Carlos Nascimento (PT), que foi procurado pelo pai de uma menina de 1 ano, que quase recebeu o medicamento na unidade de saúde da Vila Xavier, vencido havia mais de três meses.

Por meio da assessoria de imprensa, representantes da Administração Pública consideraram o caso grave e esperam diagnosticar a origem do medicamento. Ainda de acordo com a Secretaria, será feito um estudo para verificar se há mais soro vencido nas unidades de saúde, o que até ontem não havia sido diagnosticado. Um acompanhamento de outros lotes de medicamentos disponíveis nas farmácias da rede pública municipal está programado.

Para Thalita Pedroni Formariz, doutora em Ciências Farmacêuticas e coordenadora de curso do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), caso a criança tivesse tomado o medicamento vencido, poderia sofrer intoxicação. "Quando um medicamento está vencido, ele perde sua eficácia farmacêutica e pode ter o efeito contrário, sendo tóxico para o paciente, ou seja, pode ser nocivo e letal."

Ela reforça que a população não tem como se resguardar desse tipo de situação. "Ao entrar em um centro de saúde, entende-se que está sendo atendido por um profissional capacitado, que deve ver esse tipo de problema e descartar o material corretamente. E o paciente não tem condições de ficar observando a validade dos remédios que está consumindo."

Descarte de remédio é específico

O descarte de medicamentos vencidos não pode ser feito por meio de lixo doméstico dentro das embalagens originais.

Thalita Pedroni Formariz, doutora em Ciências Farmacêuticas e coordenadora de curso do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), explica que medicamentos controlados vencidos devem ser entregues à Vigilância Sanitária. Medicamentos de uso comum, líquido ou em comprimidos, devem ser descartados por meio do Programa de Gerência de Resíduos, em qualquer farmácia da cidade. "Esse tipo de lixo é recolhido pela empresa Leão Leão e depois incinerado."

A profissional alerta que medicamentos, em geral, não podem ser descartados em lixo comum, em pias ou sanitários. "Vencidos, esses produtos são tóxicos e podem prejudicar o meio ambiente."

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara