Campanha reitera respeito a vagas de idoso ou deficiente

Ao contrário do informado nesta quinta-feira (1º) na matéria intitulada ‘Campanha busca garantir vagas de idosos e deficientes’, a Secretaria de Trânsito e Transportes (STT) esclarece que todo deficiente físico, com problema de mobilidade, pode ocupar “qualquer vaga de estacionamento” em Araraquara.
A STT esclarece também que, ao contrário do deficiente físico, o aposentado “só pode ocupar a vaga específica a ele destinada”. Em ambos os casos, é preciso portar no veículo o selo que identifica a condição.
Das 1.180 vagas do estacionamento rotativo da Área Azul existentes na região central de Araraquara, 37 são destinadas especificamente a deficientes físicos e outras 60 para aposentados.
Uma campanha promovida pela Prefeitura, por meio da Assessoria Especial de Políticas para Pessoa com Deficiência e STT, com apoio da Hora Park (administradora da Área Azul), pede a motoristas que respeitem a sinalização de vagas do estacionamento rotativo reservadas para estas duas categorias na cidade.
De acordo com Elisa dos Santos Rodrigues, assessora especial de Políticas para Pessoas com Deficiência, o apoio da Hora Park permitiu a distribuição de dez mil panfletos, além de expor cem cartazes e oito faixas em pontos estratégicos.
A meta, segundo Elisa, é “conscientizar as pessoas sobre a importância de se respeitar as vagas especiais para idosos e deficientes”.
A campanha de conscientização conta também com apoio da Câmara Municipal, através da vereadora Juliana Damus. 
Selos
O selo para pessoas com deficiência pode ser obtido por meio da Udefa – União dos Deficientes Físicos de Araraquara -, localizada na Avenida Paulo da Silveira Ferraz, 627, na Vila Xavier, com telefone 3332-3448.
Após passar por perícia médica na entidade, o deficiente recebe o selo expedido pela STT.
Já o selo do idoso é obtido na própria STT, que fica na Rua Nove de Julho, 3419, bairro Santa Angelina, com telefones 3335-8136 e 3335-8025.
O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Cid Monteiro de Barros, reafirma que multa para quem é flagrado usando indevidamente uma vaga especial é de R$ 53,30, além da perda de três pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação.
 

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara