Campanha de medula chega a 3 mil cadastros em Araraquara

Entre segunda-feira e ontem, os cinco primeiros dias da Campanha de Doação de Medula Óssea realizada pela Prefeitura de Araraquara em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, 3.400 pessoas compareceram voluntariamente aos postos de coleta espalhados pela cidade. A primeira fase da ação termina hoje, longe de atingir a meta de 10% da população da cidade — ou seja, 21 mil pessoas.
Ontem, entre as pessoas que se disponibilizaram a entrar para o banco de doadores estavam mais de 50 homens do 13º Batalhão de Polícia Militar de Araraquara. "Considero este um ato nobre. Todos deveriam ser voluntários porque, quanto mais pessoas cadastradas, mais chances de achar alguém compatível", diz o soldado Itor Everton de Carvalho de Oliveira.

Registros
Quem ainda não se cadastrou, mas tem interesse em fazer parte do banco de dados pode inscrever-se ainda hoje. Os postos estão instalados nos supermercados Extra, Savegnago, Patrezão, Ricoy e Rede 14 e no Poupatempo.
Os candidatos precisam ter entre 18 e 54 anos, boa saúde e não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas. Serão coletados 5 ml de sangue para o exame de tipagem genética. A doação só acontece de fato se for constatada a compatibilidade com algum paciente.
As outras fases da ação serão realizadas entre 17 e 20 de outubro e 24 e 29 do mesmo mês.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara