Kartódromo no Pinheirinho deve ser aprovado em 10 dias

O Kartódromo “Adalberto Cattani”, localizado no Parque Pinheirinho, Zona Leste de Araraquara, está próximo de ser homologado oficialmente. Nesse domingo foram realizadas oito provas homologatórias nas modalidades kart e moto. Durante a solenidade de recepção aos pilotos e aos diretores da Federação de Automobilismo de São Paulo, no sábado (15), o prefeito Marcelo Barbieri mencionou o empenho da Prefeitura em atender às normas da Comissão Internacional de Kart.
“A atual administração investiu cerca de R$ 150 mil neste ano para  pleitear a homologação da pista e das dependências do kartódromo, que foi inaugurado em setembro de 2010 com o Festival Brasileiro de Kart. Plantio de grama, colocação de alambrados, construção de zebras de concreto, sinalização de solo e readequação do posto de cronometragem”, resumiu o prefeito.
Marcelo lembrou que os investimentos na construção do Circuito de Rodas, que abriga o kartódromo e as pistas de autocross,  motocross e bicicross são oriundos da Petrobras, e a Liga Araraquarense de Pilotos (Lap) está à frente da administração do kartódromo, desde agosto último.
“Em agosto transferimos a administração do Kartódromo para a Lap e estamos trabalhando para a aprovação oficial. O mesmo deverá ser feito com as outras modalidades”, disse o prefeito.
Segundo o superintendente da Federação de Automobilismo de São Paulo, Antonio Carlos Pinotti, a pista deverá estar homologada dentro de 10 dias. “No mês passado, a Federação realizou uma vistoria técnica e com as provas desse domingo vamos finalizar o relatório favorável à aprovação da pista e de toda a estrutura do kartódromo”, adiantou Pinotti.
De acordo com o secretário de Esportes, Jair Martineli, o Circuito de Rodas venceu mais uma etapa. “Primeiro nivelamos as pistas, depois o fechamento com alambrado. Com a homologação teremos etapas do Campeonato Paulista e o Festival Nacional”, projetou o secretário.
Para o presidente da Lap, Nilton Gonçalves, o Boca, a homologação da pista é uma vitória para todos os pilotos e uma porta que se abre para novos projetos como o kart indoor, locação para hobbistas e a escola de pilotagem.

Provas regionais
Com as condições climáticas instáveis, os 100 pilotos inscritos nas oito provas regionais, sendo 40 na modalidade kart e 60 na de moto, das cidades de São José do Rio Preto, Franca, Brodowski, Bebedouro, Taquaritinga, Rio Claro, Jaú, Bauru, Ribeirão Preto, Pradópolis, aceleram forte em busca de um lugar no pódio. O experiente kartista Marcelo Mauricio, de Araraquara, liderou a prova RD 135 Especial, B-RD, de ponta a ponta e fez a melhor volta com 51.129.
“Tomei uma decisão correta ao optar pelos pneus lisos, durante a prova a pista secou. Independente do resultado, estou contente em ver o nosso kartódromo recebendo os pilotos da região e em processo de homologação”, afirmou o campeão Marcelo, kart número 144.
O novato nas pistas Anuar Lauar Filho, o Turquinho, conseguiu um terceiro lugar na estreia, modalidade Kart 125 Novatos. “Mantive o mesmo traçado durante toda a prova e estou emocionado com o 3º lugar”, disse o estreante de Araraquara.
Única mulher entre os 100 pilotos, outra estreante, a jovem kartista Talita Campagnone, de 15 anos, de Rio Claro, terminou em 4º lugar. “Estou contente com meu desempenho. É a minha primeira prova e ainda com muita chuva consegui chegar entre os quatro primeiros”.
Cerca de 300 pessoas assistiram às provas no Pinheirinho. As amigas Gabriela Pedro, 26, e Thaís Bonani, 23, passearam pelo Parque e acompanharam as provas de kart e moto. “Estamos sempre assistindo aos treinos no sábado e viemos para torcer pra o motociclista Wiliam”, contou Gabriela.

Homenagem
A Lap organizou uma exposição dos troféus conquistados pelo piloto de moto Renan Alves, 32, araraquarense, que se recupera de acidente sofrido em Interlagos durante o GP 1000 cc. Com apoio da família, o piloto reviu amigos, posou para fotos, foi aplaudido e recebeu incentivos e apoio moral para sua recuperação.
“Ele operou o fêmur e ainda está um pouco confuso, mas estamos confiantes na sua total recuperação”, disse a mãe Eunice do Carmo Zacharias.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara