Terminal Intermodal de Araraquara está habilitado a operar

O Terminal Intermodal Rodoferroviário de Araraquara (Porto Seco) está habilitado a operar contêineres pela ferrovia no corredor Mato Grosso-Santos, atendendo os terminais de Alto Taquari, Campinas e Santos.
Segundo a Brado Logística, empresa que irá operar o Terminal, os testes com carga seca (açúcar e papel) foram feitos com 19 contêineres na semana passada. A expectativa é que sejam movimentados 2 mil contêineres pela malha ferroviária por mês.
Apesar dos bons resultados, as operações devem começar após a inauguração oficial, prevista para acontecer no dia 26 de janeiro.

O Terminal Intermodal de Araraquara, com 242 mil m², atenderá as cidades de Araraquara, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos e a região sul de Minas Gerais, com operação de cargas de açúcar, carne, papel e cítricos, que serão escoadas para o Porto de Santos e destinadas, principalmente, para exportação.
Movimento
O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Roberto Cardozo, diz que o Terminal deve aumentar significativamente o movimento de cargas na cidade. "É o único terminal rodoferroviário de cargas de toda a região", diz.
Expectativa da empresa é de aumentar operações
No primeiro ano de funcionamento, o terminal deve movimentar 10 mil contêineres, mas a previsão é que, após cinco anos, a movimentação seja cinco vezes maior. A Brado Logística anunciou que, a princípio, seriam gerados 50 postos de trabalho, podendo aumentar para até 200.
10 mil
contêineres serão operados por ano no começo das operações do terminal. Esse número deve ser quintuplicado nos próximos anos
Posto é atrativo para empresas
Segundo José Roberto Cardozo, secretário de Desenvolvimento Econômico, o Terminal Intermodal Rodoferroviário de Araraquara pode funcionar como um grande atrativo para empresas, além da própria logística da cidade.
Ele explica ser muito mais barato e rápido o transporte de cargas até o porto de Santos por meio de trens. Com isso, muitas empresas de outras cidades que enfrentam problemas com transporte de seus produtos ou matéria-prima, podem manifestar interesse em transferir suas atividades para cá.
Além disso, o movimento de caminhões que vão até o porto de Santos por rodovias como a Washington Luís deve diminuir bastante, pois eles passarão a ficar por aqui para descarregar.

"Nós mesmos não conseguimos imaginar como vai ser a movimentação no Terminal, pois nunca vimos como é sua rotina, mas será grande", diz.

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Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara