Pronto Socorro do Melhado fecha as portas e população não é avisada

Thiago Godói (direita) levou seu amigo
para atendimento no Melhado e encontra a porta fechada
O fechamento do Pronto-Socorro (PS) do Melhado, à meia-noite de domingo, com o intuito de colocar em funcionamento a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, localizada no final da Via Expressa, causou incômodo para centenas de pessoas que procuraram o local durante todo o dia de ontem.

Em frente ao PS, uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com dois socorristas, ficou de plantão, com o objetivo de encaminhar as ocorrências de maior gravidade à UPA. Quando isso ocorreu, por volta das 16h, os pacientes que chegavam, encontravam apenas avisos colados na porta principal, com sugestões de unidades de saúde disponíveis para atendimento.

De acordo com informações de um dos funcionários, alguns enfermeiros do local chegaram a ir para o trabalho, na manhã de ontem, não sabendo que a Prefeitura havia fechado o PS.

"Fechado? É muita irresponsabilidade. E se tivesse vindo sozinha para cá?", questionou a dona de casa Elianda Gonçalves, que levou sua filha para ser atendida no PS. "A Prefeitura deveria ter instalado faixas aqui fora, pelo menos um mês antes, para alertar a população sobre a mudança de endereço", sugeriu o aposentado Pedro Ventura.

Problema na upa central

No primeiro dia de funcionamento da UPA Central, um problema com a sala de raios-X atrasou o atendimento de pacientes que deram entrada na unidade. Todos que precisaram do serviço eram deslocados até a UPA da Vila Xavier. "Já viu um pronto-socorro não ter a porta de chumbo na sala de raios X?", indagava o ajudante geral, Jeferson Aleixo dos Santos, que esperava para ser atendido na UPA Central.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura, por volta das 17h, o serviço de raios-X voltou a funcionar no local.

Mais de 30 atendidos por hora
Em seu primeiro dia de funcionamento, de acordo com dados da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, a UPA Central, "manteve a média de 30 pessoas atendidas por hora". Da abertura, que ocorreu por volta das 7h de ontem, até as 17h30, mais de 250 atendimentos foram protocolados.

A nova unidade de saúde está localizada na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, ao lado do Centro de Eventos de Araraquara (Cear), com telefones: 3334-2027 e 3332-4166. A secretária municipal de Saúde, Regina Barbieri, informa que a transferência do atendimento do PS do Melhado para a UPA Central faz parte de um planejamento para estruturar os serviços de emergência 24 horas do município.

Período eleitoral impede instalação de faixas

Segundo o coordenador administrativo da Secretaria da Saúde, Moacir de Freitas Júnior, a Prefeitura não fez uma campanha maior para divulgar o fechamento do PS do Melhado porque "instalação de faixas para avisar sobre a mudança não é permitida durante o período eleitoral".

Tribuna Impressa

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara