Artistas e intelectuais propõem a recuperação do Cine Coral pela Prefeitura. Entre os apoiadores está Ignácio de Loyola Brandão

Os mais novos podem não se recordar. Mas houve um tempo em que, além dos cinemas nos shoppings da cidade, Araraquara tinha outras quatro salas: Capri e Plaza, onde hoje funcionam igrejas evangélicas; Veneza, que em breve dará lugar a uma loja de eletroeletrônicos; e Coral, a maior delas, que no momento encontra-se desocupada.

Preocupados com o fim dos espaços culturais de exposição da sétima arte na cidade e pensando na possibilidade de ainda salvar um deles, o livreiro e doutor em Literatura pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) Marcos Valério Murad uniu-se ao cabeleireiro Marcelo Correa para dar vida a um ousado projeto: sensibilizar a Administração local a comprar e restaurar o Cine Coral, na Avenida Sete de Setembro, para reabri-lo para a exibições de filmes de artes e comerciais, com sessões gratuitas e com preços mais acessíveis.

Em torno de 20 dias, eles começarão a reunir assinaturas em um abaixo-assinado para entregar à Prefeitura junto com a proposta de compra e restauração do espaço desativado no final dos anos 1980 e com capacidade para 1.200 espectadores.

Segundo Murad, o orçamento de compra e restauro deve ultrapassar R$ 1 milhão. Mas a proposta de recuperação de um espaço cultural está acima das questões orçamentárias. "Estou certo de que todos os moradores de Araraquara, pelo menos os mais sensíveis à arte cinematográfica, gostariam de contar com um cinema ali. O local é próspero e movimentado, uma região em que se concentram os melhores restaurantes e bares da cidade, além da imensa população estudantil", afirma Murad.

Ele lembra que várias cidades da Região, como São Carlos e Ribeirão Preto, já desenvolveram projetos similares. "Em São Carlos, por exemplo, a Prefeitura comprou a sala do antigo cinema, reformou e entregou à iniciativa privada. A sala do Cine Coral é muito maior e aqui teríamos um movimento e uma estrutura muito superiores", analisa.
Apoiadores
Além dos idealizadores, o projeto conta com o apoio do professor universitário José Pedro Antunes e do escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão. "O Zé Pedro vai realizar uma grande festa em frente ao cinema para chamar a atenção das pessoas para o projeto. Já o Loyola disse que vai escrever a respeito. Apoios como estes são essenciais", afirma.

A informação é confirmada pelo escritor, que atendeu à reportagem em meio a um compromisso pessoal. "Vou escrever uma crônica para a Tribuna Impressa falando a respeito do Cine Coral. Ainda não sei ao certo o conteúdo, pois ainda não conversamos direito. Mas apoio essa ideia", reforça.
Saudosismo
Morador do bairro há 50 anos, Marcos Murad lembra emocionado das matinês aos domingos no Cine Coral. "Assistia a dois filmes que iam das duas às seis da tarde. Depois parava na Sorveteria do Japonês, na esquina da Rua 10 com a Avenida Sete de Setembro, e tomava um sorvete de creme suíço e flocos. A plateia era sempre gigantesca", lembra.

Loyola, que atuou como crítico de cinema no início da carreira, também era frequentador do local. "Morava perto do Coral e sempre que podia estava conferindo alguma produção", confessa o escritor.
Projeto está fora dos planos da Prefeitura
Apesar de toda a movimentação que a classe intelectual da cidade está formando pela retomada das atividades no Cine Coral, o secretário de Comunicação da Prefeitura, Paulo Rodrigues, afirmou que o projeto de compra e restauração do espaço está fora dos planos da Administração local para o orçamento de 2011. "Para este ano, não temos esse plano. Claro que sempre temos interesse em preservar a história e a cultura da cidade. Mas, até agora [ontem], não fomos procurados pelos organizadores do movimento e, pelo menos para nós, não há nada de concreto quanto a isso", diz Rodrigues. "Além do alto custo, a Prefeitura tem outros interesses no momento", completa Rodrigues.
Marcos Murad disse que procurou a secretária municipal de Cultura, Euzânia Andrade, há uma semana para falar sobre a ideia. Euzânia está em período de férias.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara