Clima tenso na Penitenciária Regional

Os presos que assinam a carta dizem que o clima é idêntico ao de 2006, quando explodiu a rebelião na Penitenciária de Araraquara. “Os motivos são os mesmos, uma vez que uma parcela enorme dos detentos não está tendo os seus direitos respeitados”. 

Uma carta assinada por presidiários da Penitenciária Regional de Araraquara, revela o clima de insatisfação dentro do presídio.
Citando artigos da Constituição Federal, os detentos denunciam que seus direitos estão sendo frontalmente violados e acusam o Juiz Corregedor, José Roberto Bernad Liberal, por não observar os benefícios da Lei. Alegam os presos que estão sendo vítimas de imparcialidade, arbitrariedade e rigorismo por parte da autoridade judicial.
Os presos que assinam a carta dizem que o clima é idêntico ao de 2006, quando explodiu a rebelião na Penitenciária de Araraquara. “Os motivos são os mesmos, uma vez que uma parcela enorme dos detentos não está tendo os seus direitos respeitados”, escrevem.
Uma outra acusação é contra a Defensoria Pública em Araraquara. “Os defensores que ganham do Estado ignoraram essa situação”, dizem.
Os presos encerram a carta afirmando que a intenção é estimular uma reflexão das autoridades para que haja uma mobilização no sentido de se fazer justiça. “Erramos e, por esse motivo, estamos presos, pagando nossa dívida. As autoridades que deixam de cumprir as leis também não estão cometendo um erro?”, afirmam.
A tensão aumenta entre a população carcerária com a aproximação do final do ano. “Muitos presos, que estão com suas penas vencidas há mais de um ano, esperavam passar o Natal com a família. Como isso não vai acontecer, teme-se uma nova explosão”, concluem.

fonte: Simnews.com

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara