Fifa descarta Araraquara como sub-sede de 2014

A cidade de Araraquara, que estava entre as 37 finalistas, está fora da briga para ser uma das sub-sedes do Estado de São Paulo na Copa do Mundo de 2014, que deverá ser realizada no Brasil.

A confirmação saiu ontem, após o Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa divulgar a lista das candidatas a servirem como Centro de Treinamento de Seleções do Mundial.
Ribeirão Preto, com três estádios, e São Carlos, com uma universidade, um estádio e um condomínio de luxo, são as únicas cidades da região que seguem na disputa. 

A nova lista divulgada pela Fifa tem 145 locais, sendo 32 de São Paulo, que seguem com chances.

No entanto, a presença de um local nessa lista não quer dizer que este tenha sido aprovado definitivamente pelo Comitê Organizador Local (COL), e muito menos seja uma garantia de que será utilizado no Mundial.

Esses são os locais que atendem apenas aos requisitos básicos, como distância para aeroporto, capacidade de pouso para grandes aeronaves no aeroporto indicado, distância para possíveis hotéis oficiais, entre outros.

Todos os locais aprovados passarão por mais uma vistoria até se chegar à lista final, que será entregue às seleções, após o sorteio dos grupos. As visitas começaram esta semana e terminam no final de julho.

Segundo o site oficial da Fifa, dos 145 selecionados, cinco já foram visitados na inspeção para identificar possíveis campos oficiais de treinamento e não serão novamente vistoriados. 

De acordo com as regras do COL, cabe às próprias seleções a escolha dos seus centros-base de treinamento, ao final de um processo de apresentação de todas as opções às delegações.

Até o final deste ano será feita a primeira relação de Centros de Treinamento de Seleções para a Copa do Mundo da Fifa. Outras janelas de inscrição serão abertas posteriormente. O Comitê Organizador tem a obrigação de oferecer um número mínimo de 64 Centros.
Arena era trunfo de Araraquara
Um dos trunfos da Morada do Sol na briga com as outras concorrentes era a Arena Multiuso da Fonte Luminosa. A cidade, inclusive, chegou a entrar no guia "Cidade-Base: O Potencial do Estado de São Paulo para sediar os Centros de Treinamento das Seleções para a Copa do Mundo Brasil 2014", lançado no início do ano.

O objetivo do guia era organizar as informações técnicas da oferta de infraestrutura esportiva e hoteleira do Estado, facilitando a consulta dos interessados. 

As cidades que seguem na briga são: Águas de Lindóia, Águas de São Pedro, Atibaia, Barueri, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cotia, Guaratinguetá, Guarujá, Guarulhos, Itu, Jaguariúna, Jarinú, Jundiaí, Limeira, Mirassol, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo, São Roque e Sorocaba.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara