Casos de dengue sobe de três para cem em Américo Brasiliense

A Vigilância Epidemiológica de Américo Brasiliense confirmou que a cidade está a caminho de uma epidemia de dengue, com cem casos confirmados em 2011 (apenas 11 são importados) e outros 104 suspeitos aguardando confirmação do exame comprobatório para a doença.
O número é alarmante se comparado com os dados de 40 dias atrás, quando havia apenas três casos confirmados na cidade. Neste período, o número de casos da doença teve, um crescimento de 3.333%. E o problema tende a aumentar caso a proporção de confirmações se mantenha nos próximos resultados.
A situação de epidemia exitem quando há 300 casos de dengue para cada cem mil habitantes. No caso de Américo Brasiliense, que tem 34,5 mil moradores segundo o último recenseamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade precisa confirmar 103 casos da doença para entrar em epidemia.
O aumento nos casos, de acordo com nota da Vigilância Epidemiológica (VE) da cidade, se deve ao maior volume de chuvas deste ano e também a um relaxamento natural da população que, nos últimos anos, trabalhou bastante para eliminar os criadouros.


Prevenção
Apenas nos primeiros cem dias deste ano a cidade já confirmou mais casos de dengue do que em todo o ano passado. Em 2010, de acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica, foram 195 suspeitas, 72 casos confirmados, 121 negativados e dois inconclusivos.
Para lidar com isso, a Prefeitura intensificará a campanha de prevenção, assim como os mutirões pelos bairros e a fiscalização da Vigilância Epidemiológica. "Desde o final do ano, várias ações de combate à dengue foram e estão sendo realizadas, como mutirões, planfletagem, nebulização, bloqueios e remoção de possíveis criadouros", diz a nota.
Ainda de acordo com o órgão, a remoção de focos do mosquito nos chamados imóveis especiais (de uso público ou privado), escolas, indústrias, entre outros, foi intensificada. Visitas a residências e bloqueios em pontos estratégicos também.
No total, dez agentes trabalham no combate ao mosquito. Nos mutirões, funcionários de outros departamentos da Prefeitura também auxiliam nas investidas. "Os agentes realizam o trabalho de conscientização, o chamado serviço preventivo, nebulização, fiscalização de residências, organizam mutirões e bloqueios", conclui a nota.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara