Morre o araraquarense Mestre Jorge

Morreu na madrugada desta quarta-feira, aos 78 anos, em Araraquara o escultor Mestre Jorge. O artista era um expoente da cultura na cidade. Mestre Jorge estava internado e sofreu falência múltipla dos órgãos. Seu corpo está sendo velado no Velório Almeida e será enterrado às 16h30, no Cemitério São Bento.
Jorge Brandão Coutinho nasceu em Araraquara, em 1932, e trabalhou no Departamento de Tráfego da Estrada de Ferro Araraquara e no Departamento de Estradas e Rodagem (DER), simultaneamente às atividades culturais.

Mestre Jorge começou a esculpir em madeira ainda criança, com 10 anos, quando fazia seus próprios brinquedos. Aos 29 anos, fez sua primeira grande obra, uma representação de Nossa Senhora.
"É lamentável para a cultura de Araraquara. Fazia tudo com amor e nunca ganhou dinheiro com isso", disse Márcio William Servino, sobrinho de Mestre Jorge. "A cultura perde uma grande peça".
Em recente entrevista ao programa 'Tô Ligado TV', do Araraquara.com, Mestre Jorge, que foi homenageado pelo Circuito Cultural Banco do Brasil, em 2007, disse que esculpia com amor e não pensava em ganhar dinheiro com seu trabalho. "Faço as coisas com amor e me sinto glorificado muito mais em dar de presente aos amigos minhas obras. Sei que assim serão bem guardadas".
A maioria das obras de Mestre Jorge está em sua casa, no São José. A família pensa na melhor maneira de manter seu trabalho exposto ao público.
fonte: Araraquara.com

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara