O aeroporto estadual Bartolomeu de Gusmão poderá ser repassado à
iniciativa privada até o final de 2011. O Departamento Aeroviário do
Estado de São Paulo (Daesp), atualmente concessionário do aeroporto
araraquarense, já está preparando o edital para o lançamento da
concorrência.
Araraquara está no quarto dos cinco lotes de aeroportos que deverão passar a ser administrados por empresas particulares junto com Franca, São Carlos e Ribeirão Preto. A informação é do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB). Ele fez anúncio após encontro com lideranças políticas da cidade, que definiram as prioridades da chamada ‘agenda positiva’ (leia mais sobre o assunto nesta página).
Segundo Barbieri, a primeira consulta pública sobre a questão ocorreu há duas semanas, em São Paulo, e tratou, entre outras questões, da remuneração do Daesp às empresas que vencedoras das concorrências. Otimista, Barbieri acredita que o Bartolomeu de Gusmão seja atraente aos investidores. "O problema do nosso aeroporto não é a pista e sim o terminal", afirma.
Ampliação
Atualmente, a pista do aeroporto araraquarense tem 1,8 mil metros e pode ser ampliada para até três mil metros, o que permitiria pousos e decolagens de aeronaves de grande porte. E a ampliação é possível porque a Prefeitura decretou como de utilidade pública, a área contígua à cabeceira da pista, ou seja, basta haver recursos para que ela seja aumentada.
O prefeito lembra que os aeroportos de São Carlos e Ribeirão Preto não podem ter suas pistas expandidas por estarem localizados em áreas urbanas. Segundo ele, a empresa aérea Azul está realizando estudos sobre a viabilidade de implantar uma linha entre Araraquara e Campinas (Aeroporto Internacional de Viracopos) e vê como "positivas" as perspectivas.
A novela
Passa um tempo e volta a novela do aeroporto de Araraquara. Uma hora a notícia é que o aeroporto estadual Bartolomeu de Gusmão vai receber aviões de grande porte, e quando vamos lá é a mesma. Depois a Azul pode implantar vôos regulares por aqui.
E no final sempre o mesmo assunto: São Carlos tem a TAM, aqui não, e assim vamos lá agora no mais novo capítulo do nosso aeroporto.
Vamos conhecer alguns dados dos aeroportos de Araraquara, São Carlos e Ribeirão Preto:
ARARAQUARA
SÃO CARLOSAraraquara está no quarto dos cinco lotes de aeroportos que deverão passar a ser administrados por empresas particulares junto com Franca, São Carlos e Ribeirão Preto. A informação é do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB). Ele fez anúncio após encontro com lideranças políticas da cidade, que definiram as prioridades da chamada ‘agenda positiva’ (leia mais sobre o assunto nesta página).
Segundo Barbieri, a primeira consulta pública sobre a questão ocorreu há duas semanas, em São Paulo, e tratou, entre outras questões, da remuneração do Daesp às empresas que vencedoras das concorrências. Otimista, Barbieri acredita que o Bartolomeu de Gusmão seja atraente aos investidores. "O problema do nosso aeroporto não é a pista e sim o terminal", afirma.
Ampliação
Atualmente, a pista do aeroporto araraquarense tem 1,8 mil metros e pode ser ampliada para até três mil metros, o que permitiria pousos e decolagens de aeronaves de grande porte. E a ampliação é possível porque a Prefeitura decretou como de utilidade pública, a área contígua à cabeceira da pista, ou seja, basta haver recursos para que ela seja aumentada.
O prefeito lembra que os aeroportos de São Carlos e Ribeirão Preto não podem ter suas pistas expandidas por estarem localizados em áreas urbanas. Segundo ele, a empresa aérea Azul está realizando estudos sobre a viabilidade de implantar uma linha entre Araraquara e Campinas (Aeroporto Internacional de Viracopos) e vê como "positivas" as perspectivas.
A novela
Passa um tempo e volta a novela do aeroporto de Araraquara. Uma hora a notícia é que o aeroporto estadual Bartolomeu de Gusmão vai receber aviões de grande porte, e quando vamos lá é a mesma. Depois a Azul pode implantar vôos regulares por aqui.
E no final sempre o mesmo assunto: São Carlos tem a TAM, aqui não, e assim vamos lá agora no mais novo capítulo do nosso aeroporto.
Vamos conhecer alguns dados dos aeroportos de Araraquara, São Carlos e Ribeirão Preto:
ARARAQUARA
Informações Técnicas | ||||||||||||||||
Indicação ICAO: SBAQ - Horário de Funcionamento: H24O/R | ||||||||||||||||
Dimensões da Pista (m): 1.800 x 30 | ||||||||||||||||
Designação da Cabeceira: 17 - 35 | ||||||||||||||||
Freqüência do Rádio: 131,60 | ||||||||||||||||
Terminal de Passageiros (m²): 210 | ||||||||||||||||
Estacionamento de Veículos - nº de vagas: 125 | ||||||||||||||||
Distância do Aeroporto até o Centro da Cidade: 6 Km | ||||||||||||||||
Informações Estatísticas | ||||||||||||||||
Aeronaves | Carga Aérea | Passageiros | ||||||||||||||
Pouso/Decolagem | Kg | Emb/Desemb | ||||||||||||||
Ano | Quantidade | Ano | Quantidade | Ano | Quantidade | |||||||||||
2007 | 6.531 | 2007 | 457.447 | 2007 | 8.340 | |||||||||||
2008 | 7.431 | 2008 | 462.611 | 2008 | 6.470 | |||||||||||
2009 | 9.984 | 2009 | 410.639 | 2009 | 8.524 | |||||||||||
2010 | 10.584 | 2010 | 465.402 | 2010 | 12.344 | |||||||||||
abr/11 | 4.161 | abr/11 | 150.056 | abr/11 | 5.364 | |||||||||||
Informações Técnicas | ||||||||
Indicação ICAO: SDSC - Horário de Funcionamento: H24O/R | ||||||||
Dimensões da Pista (m): 1.720 x 45 | ||||||||
Designação da Cabeceira: 02 - 20 | ||||||||
Freqüência do Aeródromo: 123,45 | ||||||||
Terminal de Passageiros (m²): 120 | ||||||||
Estacionamento de Veículos - nº de vagas: 15 | ||||||||
Distância do Aeroporto até o Centro da Cidade: 14 Km | ||||||||
Informações Estatísticas | ||||||||
Aeronaves | Carga Aérea | Passageiros | ||||||
Pouso/Decolagem | Kg | Emb/Desemb | ||||||
Ano | Quantidade | Ano | Quantidade | Ano | Quantidade | |||
2007 | 2.697 | 2007 | 0 | 2007 | 1.438 | |||
2008 | 2.584 | 2008 | 0 | 2008 | 1.756 | |||
2009 | 2.160 | 2009 | 0 | 2009 | 1.433 | |||
2010 | 2.657 | 2010 | 0 | 2010 | 2.461 | |||
abr/11 | 462 | abr/11 | 0 | abr/11 | 202 | |||
Informações Técnicas | ||||||||||||
Indicação ICAO: SBRP - Horário de Funcionamento: H24 | ||||||||||||
Dimensões da Pista (m): 2.100 x 45 | ||||||||||||
Designação da Cabeceira: 18 - 36 | ||||||||||||
Freqüência de Controle: 118,00 - Freqüência do Rádio: 118,00 | ||||||||||||
Terminal de Passageiros (m²): 3.850 | ||||||||||||
Estacionamento de Veículos - nº de vagas: 100 | ||||||||||||
Distância do Aeroporto até o Centro da Cidade: 5 Km | ||||||||||||
Informações Estatísticas | ||||||||||||
Aeronaves | Carga Aérea | Passageiros | ||||||||||
Pouso/Decolagem | Kg | Emb/Desemb | ||||||||||
Ano | Quantidade | Ano | Quantidade | Ano | Quantidade | |||||||
2007 | 28.049 | 2007 | 895.064 | 2007 | 391.207 | |||||||
2008 | 33.357 | 2008 | 637.127 | 2008 | 428.153 | |||||||
2009 | 38.883 | 2009 | 490.418 | 2009 | 473.200 | |||||||
2010 | 43.691 | 2010 | 596.865 | 2010 | 677.768 | |||||||
abr/11 | 16.433 | abr/11 | 226.311 | abr/11 | 388.557 | |||||||
RIBEIRÃO PRETO |
no Aeroporto
Aeroclube
Alimentação
Caixa Eletrônico
Carga
Choperia
Cias. Aéreas
Combustível
Comissaria
Engraxataria
Estacionamento
Livraria
Locadora de Veículos
Manutenção e Peças
Publicidade
Alimentação
Caixa Eletrônico
Carga
Choperia
Cias. Aéreas
Combustível
Comissaria
Engraxataria
Estacionamento
Livraria
Locadora de Veículos
Manutenção e Peças
Publicidade
SÃO CARLOS |
Atividades Comerciais
no Aeroporto
no Aeroporto
Combustível
Atividades Comerciais
no Aeroporto
no Aeroporto
Aeroclube
Alimentação
Carga
Cia Aerea
Combustível
Alimentação
Carga
Cia Aerea
Combustível
fonte: DAESP
Pelos dados realmente Araraquara tem grandes chances, mas quando olhamos no "terminal" choramos. Faltava plantação de tomates ou qualquer verdura, um cãozinho deitado no portão, e alguém sentado naquele banquinho de praça, ficaria perfeito!
E ainda teve um vereador que queria criar a "Calçada da Fama" aqui em Araraquara.