Iesa vai fabricar pontes para Usina Belo Monte

A Iesa — metalúrgica com unidade em Araraquara — vai fornecer para a IMPSA, empresa argentina especializada no ramo de energia elétrica, cinco equipamentos de movimentação de materiais, que serão utilizados na Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Rio Xingu, em Altamira (PA). São duas pontes rolantes principais e duas auxiliares para a casa de força principal, e uma ponte rolante do porto.

A entrega será feita em quatro etapas a serem concluídas até o primeiro semestre de 2014; para o final de 2012, está prevista, a empresa deve entregar a ponte do porto. As rolantes principais da casa de força serão entregues no final de 2013 e primeiro semestre de 2014. Já as pontes rolantes auxiliares seguem no segundo semestre de 2013.

As pontes principais terão 30 metros de vão e serão equipadas com dois carros cada uma. Cada carro terá um guincho principal de 400 toneladas e um guincho auxiliar de 50 toneladas. Elas serão utilizadas no transporte e montagem do rotor do gerador. Quando acopladas por meio de uma viga de içamento, terão capacidade total de içamento de 1,6 mil toneladas.

É a primeira vez que a Iesa fabrica uma ponte rolante desta capacidade.

A assessoria de imprensa da empresa informou que o trabalho será feito com mão de obra própria, portanto, não existe previsão de contratação de pessoal para a empreitada. Não foram divulgados os valores contratados pelas duas partes.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara