Toque de recolher começa a ser debatido em Araraquara

Em reunião realizada na manhã dessa terça-feira (16), no 6º andar do Paço Municipal, integrantes do Gabinete de Gestão Integrada nas Ações de Proteção e Defesa da Criança e Adolescente (GGI) aprovaram novas prioridades em Araraquara.
Os três grupos que compõem o GGI - Grupo de Atuação e Repressão; Grupo de Prevenção; e Grupo de Atendimento -, composto por integrantes do governo municipal e de outras entidades públicas, como Câmara Municipal, Polícias Militar, Civil e Federal, Conselhos Tutelares, Ministério Público, OAB e   Poder Judiciário, definiram que o município deve priorizar algumas ações que favoreçam crianças e adolescentes.
A aprovação de uma lei municipal que implante o "toque de acolher" para menores, em horário e idades a ser debatidos via Câmara Municipal; a formação de uma força tarefa para fiscalizar a venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes; e maior rigor na concessão de alvarás para estabelecimentos comerciais ou a promotores de eventos que fomentem estas vendas formam o eixo das próximas ações do GGI.
Segundo o prefeito Marcelo, é importante que o debate sobre a lei municipal que pode determinar o toque de acolher seja feito pelo Legislativo. "Por meio da Câmara Municipal, a sociedade poderá participar diretamente da decisão, já que se trata de uma questão polêmica", salientou o prefeito.
 
Força tarefa
O promotor de Justiça da Infância e Juventude, Marcelo Zanin Bombardi, sugeriu também a composição de uma força tarefa na cidade, envolvendo Polícia Militar, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e Conselhos Tutelares, entre outros órgãos, no combate a estabelecimentos noturnos e nos eventos que vendam bebidas alcoólicas a menores.
Ainda durante a reunião, os grupos também apresentaram outras sugestões, como a ampliação das Escolinhas de Esportes e das Oficinas Culturais no município, que provoquem a retiradas de menores das ruas com ocupações, e cobrança de mais responsabilidade a pais ou responsáveis na educação de seus jovens e adolescentes.
Também foi sugerida a implantação de Unidades de Pacificação Municipal (Upams) em praças públicas e outros pontos críticos da cidade para combater, principalmente, o aliciamento de menores no consumo de drogas e bebidas alcoólicas.

Portal Araraquara Hoje

Criado com a intenção de unificar as notícias mais importantes de Araraquara, região, Brasil e mundo.Créditos da imagem: Núcleo de Artes Visuais de Araraquara